Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X
Abstract
FIGUEIREDO, Liliana; RIBEIRO, Olivério and SANTOS, Eduardo. Vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual num serviço de urgência COVID-19. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.63-72. Epub Dec 07, 2021. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill029e.24925.
Introdução:
A pandemia por doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19) teve uma rápida evolução e afetou os profissionais de saúde, que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) para reduzir o risco de contrair ou transmitir a doença Coronavírus. Os EPI’s têm constituído um desafio à prestação de cuidados ao doente, relacionamento interpessoal e na saúde e bem-estar dos profissionais.
Objetivos:
Descrever as vivências dos enfermeiros com a utilização de equipamentos de proteção individual, num serviço de urgência COVID-19.
Métodos:
Foi aplicada uma metodologia qualitativa fenomenológica-hermenêutica, que permitiu uma reflexão sobre as estruturas básicas das experiências vividas, relatadas pelos participantes, tendo sido entrevistados 11 enfermeiros, num hospital na zona norte de Portugal.
Resultados:
Da análise das entrevistas emergiram 4 temas relativos às vivências dos enfermeiros e relativamente ao tema em estudo foram identificadas várias categorias: dificuldades e obstáculos, implicações na utilização, duração da utilização e atitudes dos utentes e familiares. Dentro destas foram identificadas várias subcategorias, cuidadosamente analisadas neste estudo.
Conclusão:
O estudo evidenciou vários efeitos adversos e limitações decorrentes do uso de EPI’s, sugerindo o desenvolvimento de políticas e estratégias que garantam o bem-estar dos enfermeiros e melhor capacidade de desempenho na realização de procedimentos e prestação de cuidados.
Keywords : infecções por coronavirus; enfermagem; pesquisa qualitativa; equipamento de proteção individual.