SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP9Teachers conceptions and practices on the history in mathematics teaching in a training contextAssessement tests in the 5th year of schooling: perceptions of students and teachers of portuguese and history and geography of Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

MILHANO, Sandrina; REIS, Susana  and  MANGAS, Catarina. Inclusão e inovação nas escolas - contributos de um projeto intermunicipal para a promoção do sucesso escolar. Mill [online]. 2021, n.esp9, pp.261-269.  Epub Dec 07, 2021. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill029e.23767.

Introdução:

O estudo enquadra-se numa estratégia de âmbito intermunicipal, promotora de dinâmicas colaborativas e trabalho em rede na promoção do sucesso escolar.

Objetivos:

Caracterizar a atividade implementada por equipas multidisciplinares municipais, integrante do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na área de intervenção da Região de Leiria; Refletir-se sobre os resultados alcançados com a sua implementação.

Métodos:

A investigação é de carácter qualitativo, num estudo essencialmente descritivo. Enquadra-se o processo de conceção e desenvolvimento do Plano, desde o diagnóstico até à monitorização das práticas educativas inovadoras implementadas. Os dados foram recolhidos em 2018/2019 e 2019/2020, resultantes do desenvolvimento e aplicação do Modelo de Relatório Trimestral das equipas, por área de intervenção e município, e da Grelha de Monitorização. As equipas totalizaram 37 técnicos de 7 áreas, cuja ação abrangeu crianças e alunos a frequentar a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do ensino Básico, distribuídos por 21 Agrupamentos de Escolas.

Resultados:

Os resultados apresentados sugerem que as tipologias de ação implementadas pelas equipas multidisciplinares municipais e as opções metodológicas e conceptuais adotadas no PIICIE, contribuíram para colmatar necessidades identificadas nos contextos, numa ação focada e integrada, em articulação com as comunidades. Estes fatores foram essenciais na prevenção do abandono escolar e na implementação de uma estratégia de ação integradora e promotora de uma consciência coletiva sobre o sucesso educativo.

Conclusão:

Sugere-se que a intervenção das equipas e as opções metodológicas adotadas, numa ação coletiva, integrada e integradora das comunidades locais e intermunicipais, constituíram fatores essenciais para os resultados alcançados na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono escolar precoce, dando contributos relevantes para o desenvolvimento e coesão territorial da região, em cada um dos seus dez municípios, famílias e crianças.

Keywords : inclusão; abandono escolar; educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico; inovação; sucesso escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )