SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Psychosocial factors of patient´s inclusion at ambulatory surgery: scoping reviewNew times, new ways of family relationships: intergenerational education mediated by technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

JERONIMO, Lúcia  and  ARAUJO, Nuno. A avaliação de desempenho dos enfermeiros: um estudo qualitativo. Mill [online]. 2023, n.20, e27352.  Epub Apr 25, 2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.27352.

Introdução:

A avaliação de desempenho é uma pedra angular na gestão de recursos humanos em qualquer organização. É hoje obrigatória, essencial e necessária, para a dinamização e promoção da melhoria do desempenho individual, sendo uma força motivadora da melhoria do desempenho, melhoria da qualidade, com implicações diretas no sucesso das organizações, ao promover o sucesso estratégico e sustentado da organização.

Objetivos:

Identificar que elementos devem estar incluídos no referencial de avaliação de desempenho dos enfermeiros; identificar boas práticas sobre o processo de realização da avaliação de desempenho.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa, descritivo exploratório. A amostragem foi intencional, sendo constituída por 12 enfermeiros. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a enfermeiros do setor público, privado e social.

Resultados:

O sistema de avaliação atual em vigência apresenta diversas lacunas. Um modelo de avaliação ideal deve incidir nas competências; os objetivos pessoais devem ser articulados com os objetivos organizacionais, a avaliação deve ser realizada pelo superior hierárquico, anualmente, com avaliação quantitativa e deve estar predefinido um sistema de recompensas.

Conclusão:

A avaliação de desempenho promove o desenvolvimento profissional e estimula a performance individual; deve haver uma negociação articulada dos objetivos, respeitando os objetivos organizacionais e pessoais. O modelo deve adotar uma avaliação quantitativa, anual, pelo superior hierárquico, com um sistema de recompensas obrigatório associado.

Keywords : enfermeiros; avaliação de desempenho; avaliador; avaliado.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )