SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP12Meanings attributed by adolescents with chronic disease to their health condition: review of qualitative evidencePre-hospital stroke victim sign and symptom assessment tools: a scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

FONTELLA, Lígia et al. Documentário sobre a golden hour: tecnologia instrucional para a qualificação do cuidado materno-infantil. Mill [online]. 2023, n.esp12, e30842.  Epub June 30, 2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0212e.30842.

Introdução:

A Golden Hour da vida neonatal destaca, à semelhança da primeira hora de manejo do trauma em adultos, a relevância do vínculo materno-infantil nos primeiros 60 minutos de vida pós-natal.

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de uma tecnologia instrucional sobre a Golden hour, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário.

Métodos:

Trata-se de estudo de desenvolvimento tecnológico, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário, conduzido entre março e outubro de 2021, em duas etapas: produção do documentário e validação de conteúdo e de aparência da produção audiovisual.

Resultados:

Participaram do processo de validação, 21 especialistas que, após apreciarem o documentário na íntegra, responderam a um instrumento organizado em 15 itens e três categorias: Objetivos, estrutura/aparência e relevância. Os itens relacionados à estrutura/aparência foram os que apresentaram maior número de sugestões. O documentário foi aprovado com índice de validade acima de 80% e intitulado: “Hora Ouro: semente de esperança”.

Conclusão:

O documentário validado a partir de seus objetivos, estrutura/aparência e relevância foi considerado um recurso educativo promissor tanto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da área da saúde, quanto no processo de educação permanente em saúde. A sua estrutura/aparência é capaz de induzir à reflexão crítica e fomentar a ressignificação da prática profissional.

Keywords : pesquisa em enfermagem; estudos de validação; período pós-parto; aleitamento materno; tecnologia instrucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )