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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Mill  no.esp12 Viseu June 2023  Epub June 30, 2023

https://doi.org/10.29352/mill0212e.30842 

Ciências da vida e da saúde

Documentário sobre a golden hour: tecnologia instrucional para a qualificação do cuidado materno-infantil

Golden hour documentary: instructional technology for the qualification of maternal and child care

Documental golden hour: tecnología educativa para la cualificación de la atención maternoinfantil

1 Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

2 Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

3 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal


Resumo

Introdução:

A Golden Hour da vida neonatal destaca, à semelhança da primeira hora de manejo do trauma em adultos, a relevância do vínculo materno-infantil nos primeiros 60 minutos de vida pós-natal.

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de uma tecnologia instrucional sobre a Golden hour, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário.

Métodos:

Trata-se de estudo de desenvolvimento tecnológico, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário, conduzido entre março e outubro de 2021, em duas etapas: produção do documentário e validação de conteúdo e de aparência da produção audiovisual.

Resultados:

Participaram do processo de validação, 21 especialistas que, após apreciarem o documentário na íntegra, responderam a um instrumento organizado em 15 itens e três categorias: Objetivos, estrutura/aparência e relevância. Os itens relacionados à estrutura/aparência foram os que apresentaram maior número de sugestões. O documentário foi aprovado com índice de validade acima de 80% e intitulado: “Hora Ouro: semente de esperança”.

Conclusão:

O documentário validado a partir de seus objetivos, estrutura/aparência e relevância foi considerado um recurso educativo promissor tanto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da área da saúde, quanto no processo de educação permanente em saúde. A sua estrutura/aparência é capaz de induzir à reflexão crítica e fomentar a ressignificação da prática profissional.

Palavras-chave: pesquisa em enfermagem; estudos de validação; período pós-parto; aleitamento materno; tecnologia instrucional

Abstract

Introduction:

The Golden Hour of neonatal life highlights, similar to the first hour of trauma management in adults, the relevance of the maternal-infant bond in the first 60 minutes of postnatal life.

Objetive:

To describe the construction and validation process of an instructional technology about Golden hour, in the audiovisual production modality of the documentary genre.

Methods:

This is a technological development study, in the form of audiovisual production of the documentary genre, conducted between March and October 2021, in two stages: production of the documentary and validation of content and appearance of the audiovisual production.

Results:

Twenty-one specialists participated in the validation process, who, after fully appreciating the documentary, answered an instrument organised into 15 items and three categories: Objectives, structure/appearance and relevance. The items related to structure/appearance presented the highest number of suggestions. The documentary was approved with a validity index above 80% and entitled: "Golden Hour: seed of hope".

Conclusion:

The documentary validated based on its objectives, structure/appearance and relevance was considered a promising educational resource both in the teaching and learning process of health students and in the process of continuing education in health. Its structure/appearance is capable of inducing critical reflection and fostering the re-signification of professional practice.

Keywords: nursing research; validation studies; postpartum period; breastfeeding; educational technology

Resumen

Introducción:

La Hora Dorada de la vida neonatal destaca, al igual que la primera hora de gestión del trauma en adultos, la relevancia del vínculo materno-infantil en los primeros 60 minutos de vida

Objetivo:

Describir el proceso de construcción y validación de una tecnología instruccional sobre Golden hour, en la modalidad de producción audiovisual del género documental.

Métodos:

Se trata de un estudio de desarrollo tecnológico, en la modalidad de producción audiovisual del género documental, realizado entre marzo y octubre de 2021, en dos etapas: producción del documental y validación de contenido y apariencia de la producción audiovisual.

Resultados:

En el proceso de validación participaron 21 especialistas que, tras apreciar el documental en su totalidad, respondieron a un instrumento organizado en 15 ítems y tres categorías: Objetivos, estructura/apariencia y relevancia. Los ítems relacionados con la estructura/apariencia presentaron el mayor número de sugerencias. El documental fue aprobado con un índice de validez superior al 80% y se tituló: "Golden Hour: semilla de esperanza".

Conclusión:

El documental validado en función de sus objetivos, estructura/apariencia y relevancia fue considerado un recurso educativo prometedor tanto en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los estudiantes de salud como en el proceso de formación continuada en salud. Su estructura/apariencia es capaz de inducir a la reflexión crítica y fomentar la resignificación de la práctica profesional.

Palabras Clave: investigación en enfermería; estudios de validación; periodo posparto; lactancia materna; tecnología educativa

Introdução

A ideia da Golden Hour ou hora dourada inclui intervenções baseadas em evidências para neonatos a termo e pré-termo nos primeiros sessenta minutos de vida pós-natal, às quais visam alcançar melhores resultados a longo prazo. Assim, a abordagem padrão da Golden Hour é derivada da melhor evidência disponível com o objetivo de praticar intervenções oportunas e eficazes a partir de procedimentos não invasivos e duradouros (Sharma, 2017a; Sharma, 2017b; Peleg et al., 2019).

Configura-se, a Golden Hour, como estratégia promissora em âmbito nacional e internacional, pelos impactos favoráveis na sobrevida e na redução da morbidade de bebês prematuros e a termo de alto risco (Croop et al., 2020; Wan et al., 2018; Harriman et al., 2018). Para o alcance dos resultados esperados é, no entanto, fundamental que todos os profissionais da saúde estejam motivados e sensibilizados para a implementação dos componentes relacionados à primeira hora de vida pós-natal. Os vários componentes da hora dourada incluem o aconselhamento pré-natal, a amamentação precoce, o vínculo pele a pele, o clampeamento tardio do cordão umbilical, a prevenção da hipotermia, o suporte ao sistema respiratório e cardiovascular, à manutenção de registros e aconselhamento aos pais (Bhatt et al., 2020; Lambeth et al., 2016), dentre outros.

Destacam-se no processo de sensibilização dos profissionais de saúde as tecnologias instrucionais, as quais combinam ferramentas emergentes às tendências atuais da aprendizagem. Predominam, na literatura nacional, duas definições de tecnologia instrucional: a primeira refere-se a um conjunto específico de mídias instrucionais, geralmente associadas aos dispositivos audiovisuais; e a segunda direciona-se a um processo de abordagem de sistemas. Em ambas as definições prevalece, todavia, a ideia de que as tecnologias instrucionais validadas têm potencial para criar experiências de aprendizagem envolventes e eficazes, a partir de acesso amplo às informações, oportunidades de colaboração e melhores recursos para atender às necessidades dos participantes (Chawinga, 2017).

Dentre as tecnologias instrucionais figuram os vídeos documentários que visam informar sobre situações e realidades vigentes de maneira a influenciar a consciência crítica das pessoas em geral, mas, em especial, a dos profissionais de saúde. O vídeo documentário retrata de forma criativa e didática a realidade (Versuti & Monnerat, 2021). Partindo dessa premissa é possível assegurar que a produção documental validada é capaz de suscitar o pensamento crítico-reflexivo entre os profissionais de saúde e subsidiar novas abordagens de intervenção que fomentem, nesse caso, a implementação dos componentes relacionados à primeira hora de vida pós-natal.

Assim, com vistas à qualificação do cuidado materno-infantil, o presente estudo tem por objetivo descrever o processo de construção e validação de uma tecnologia instrucional sobre a Golden hour, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário.

1. Métodos

1.1 Amostra

Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico, na modalidade produção audiovisual do gênero documentário, conduzido no período entre março e outubro de 2021, a partir de duas etapas. A primeira foi a produção do documentário; e a segunda, a validação de conteúdo e de aparência da produção audiovisual. A primeira etapa, de produção do documentário, foi orientada de acordo com as três fases propostas por Fleming: Pré-Produção, Produção e Pós-produção. A fase de pré-produção transcorreu em quatro fases; a de produção e a de pós-produção, em uma fase, respectivamente, conforme tabela 1, a seguir.

Tabela1 Etapas de produção do Vídeo Documentário 

PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO
Pré-Produção Pesquisa de produções em bases de dados Elaboração da história Elaboração do roteiro Produção do storyboard com elementos visuais
Produção Produção do vídeo documentário, a partir de depoimentos com cinco profissionais de saúde e três Mães com crianças até três anos
Pós-produção Edição e apresentação do vídeo documentário para um grupo de 25 pessoas convidadas, com o objetivo de constatar alguma incoerência ou inconsistência teórica
VALIDAÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Instrumento de validação Elaboração do instrumento de validação do vídeo documentário, a partir de itens organizados em quatro fases: objetivos, estrutura, aparência e relevância
Seleção de especialistas Processo de valiação do documentário com nove especialistas da área, mais especificamente com Enfermeiros Obstétricos

Fonte: Autores

1.2 Produção do Documentário

1.2.1 Pré-produção do vídeo documentário

Na fase 1 da pré-produção realizou-se pesquisa de produções científicas publicadas nas seguintes bases de dados: PubMed; Scopus e CINAHL. Os descritores que nortearam esta busca no Medical Subject Headings (MeSH) foram: “Infant, Newborn”, “Neonatal Care”, “Quality Health Improvement”. Foram incluídos trabalhos publicados no período compreendido entre 2010 e 2020. Dos 407 artigos localizados foram selecionados 11, os quais contemplaram o objetivo proposto.

Nas fases 2 e 3 de pré-produção sucedeu-se, respectivamente, a elaboração da história e do roteiro do documentário, pautada na Teoria de Adaptação (Roy, 2009). A história detalhou, de forma sucinta, as ações pretendidas nas cenas do documentário, baseando-se em depoimentos de profissionais da equipe multiprofissional de saúde e em vivências reais de Mães que tiveram os seus filhos nos últimos três anos. Incluiu-se, na primeira versão do roteiro, cenas, imagens, depoimentos, ambiente e elementos audiovisuais. O roteiro incluiu as seguintes cenas: 1. Abertura do documentário; 2. Descrição do significado da Golden Hour; 3. Depoimentos profissionais da equipe multiprofissional de saúde; 4. Depoimentos de Mães; 5. Depoimento conclusivo de uma Enfermeira Obstétrica; 6. Fechamento do documentário.

Na fase 4 realizou-se a produção do storyboard. Nessa fase foram inseridos elementos visuais, tais como: fotos, imagens de ambientes sugestivos e textos referentes à temática do documentário. Totalizaram-se 33 imagens, as quais corresponderam às cenas que compuseram o documentário. Já na fase 5, decorreu a seleção dos especialistas para a validação do conteúdo e de aparência do vídeo documentário.

1.2.2 Produção do vídeo documentário

As filmagens para a produção do vídeo documentário foram realizadas em uma Sala de Amamentação e em locais sugestivos sugeridos pelas depoentes. Escolheu-se, como depoentes de suas vivências relacionadas à Golden Hour uma Fonoaudióloga, uma Enfermeira Obstétrica, uma Médica Obstétrica, uma Pediatra, uma Psicóloga Professora Universitária e três depoimentos de Mães com crianças até três anos. A produção do vídeo documentário contou com o apoio de um profissional técnico da área de comunicação.

1.2.3 Pós-produção do vídeo documentário

Procedeu-se, nessa fase, com a edição final do vídeo documentário. O documentário finalizado foi apresentado, inicialmente, para um grupo de 25 pessoas convidadas que, de alguma forma, haviam participado de seu processo de construção, com o objetivo de constatar incoerências ou inconsistências teóricas. Dentre os convidados figuram profissionais da obstetrícia de diferentes áreas e serviços de saúde, alunos da graduação e pós-graduação da saúde, além de Professores de um curso de Mestrado em Saúde Materno Infantil. Essa apresentação foi realizada, na modalidade online em cerca de 90 minutos e foi conduzida pelos pesquisadores do estudo.

Validação da produção audiovisual com base na Técnica Delphi

Procedeu-se, inicialmente, com a elaboração do instrumento de validação do vídeo documentário, a partir de itens organizados em quatro fases: objetivos, estrutura, aparência e relevância. Essas fases foram conduzidas com base nos critérios: Objetivos: propósitos, metas ou finalidades; Contempla tema proposto; Adequado ao processo de ensino e aprendizagem; Proporciona reflexões sobre o tema; Incentiva mudança de comportamento; Estimula aprender sobre o tema abordado. Estrutura e aparência: organização, estrutura, estética e coerência; Linguagem adequada ao público alvo; Linguagem apropriada ao material educativo; Informações necessárias; Informações esclarecedoras; Sequência lógica de ideias; Tema atual; Tamanho de texto adequado. Relevância: significância, impacto, motivação e interesse; Estimula o aprendizado; Contribui para o conhecimento na área; Desperta interesse pelo tema. Incluiu-se, ainda, espaço para observações/comentários. Cada critério foi avaliado por meio de escala tipo Likert com 3 itens, sendo 0 discordo, 1 concordo parcialmente, 2 concordo plenamente.

Prosseguiu-se, na sequência, com o processo de validação do documentário com nove experts da área, mais especificamente com nove Enfermeiros Obstétricos, os quais foram selecionados a partir de critérios específicos, do currículo lattes público. Após a seleção prévia, os selecionados foram convidados mediante convite formal e, incluídos no estudo, a partir de sua resposta afirmativa ao convite. Cada um dos nove especialistas recebeu o questionário, por E-mail, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e teve um parazo de 30 dias para o seu retorno.

Optou-se pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC) para a análise da confiabilidade do esboço do vídeo documentário, bem como a significância do valor para <0,001. Dessa forma, os valores obtidos por meio dos cálculos por ICC foram assim considerados: concordo plenamente acima de 0,9, concordo parcialmente 0,8 e 0,9 e nulo como discordo. Para uma média de concordância ideal, considerou-se pelo menos 0,8 (80%) entre os avaliadores para que o item fosse considerado relevante (Alexandre & Coluci, 2011). Para este estudo, os itens que não atingiram a concordância mínima foram analisados novamente e reformulados ou suprimidos (Pestana, 2005). Os dados obtidos foram organizados e analisados pelo programa estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 20.0, para tabulação e cálculo das médias do ICC.

Critérios éticos em pesquisa

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer n. 4.594.832. Todos os participantes receberam e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e foi garantido sigilo e anonimato, seguindo a Resolução n. 466/12 das Diretrizes e Normas de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Conselho Nacional de Saúde.

2. Resultados

A versão inicial do documentário culminou em 29min 43segundos, tendo seis cenas, 33 imagens, cinco conceitos base e duas mensagens. A validação propriamente dita do vídeo documentário ocorreu com nove espertises da área, mais especificamente com Enfermeiros Obstétricos de diferentes serviços de saúde. Em relação ao instrumento de avaliação do conteúdo e aparência do vídeo documentário, a maioria dos itens foram mantidos, conforme detalhamento na tabela a seguir.

Tabela 2 Itens originais mantidos e/ou alterados no instrumento de validação de conteúdo e aparência do documentário, conforme avaliação dos participantes, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2021. 

Itens/Critérios Avaliação
Objetivos: propósitos, metas ou finalidades
1. Contempla tema proposto Mantido
2. Adequado ao processo de ensino e aprendizagem Mantido
3. Proporciona reflexões sobre o tema Mantido
4. Incentiva mudança de comportamento Mantido
5. Estimula aprender sobre o tema abordado Mantido
Estrutura e aparência: organização, estética e coerência
6. Linguagem adequada ao público alvo Mantido
7. Linguagem apropriada ao material educativo Alterado
8. Informações necessárias Alterado
9. Informações esclarecedoras Mantido
10. Sequência lógica de ideias Mantido
11. Tema atual Mantido
12. Tamanho de texto adequado Alterado
Relevância: significância, impacto, motivação e interesse
13. Estimula o aprendizado Mantido
14. Contribui para o conhecimento na área Mantido
15. Desperta interesse pelo tema Mantido
Observações/comentários Serão descritos a seguir

Os itens foram avaliados, em sua grande maioria, como plenamente concordantes. Em apenas três itens foram necessárias alterações, as quais estão relacionadas à qualificação da entrada do documentário; à redução de textos descritivos, no sentido de deixá-los mais atrativos e à inclusão de uma mensagem conclusiva do documentário por parte da autora principal da produção, pelo fato da mesma ser Enfermeira Obstétrica. Destaca-se, em especial, um comentário descrito no espaço Observações de um dos instrumentos, o qual foi considerado e alterado no documentário:

Sugiro aumentar o tempo de duração dos trechos em que há algum texto, pois nem sempre é possível ler o texto até o final devido ao curto período em que ele fica exposto no documentário. Ainda sugiro dividir os parágrafos em frases menores, mais distribuídas ao longo do documentário. Desse modo, você também conseguirá ampliar o tamanho do texto. Sugiro incluir algumas palavras de maior impacto mencionadas nos relatos dos depoentes. Por exemplo, uma delas fala em “vínculo”. Logo, essa palavra poderia aparecer no depoimento junto com alguma viagem, por exemplo (Instrumento 6).

A categoria relacionada a estrutura/aparência foi a que apresentou maior número de sugestões de alteração, as quais estão associadas ao tamanho e ao tempo de exibição do documentário. O documentário foi aprovado com um índice acima de 80%, conforme demostrado na tabela 3, a seguir:

Tabela 3 Instrumento de validação de conteúdo e aparência do documentário, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2021 (N=21). 

TÓPICOS / PESO 0 1 2 Peso em percentagem
0 1 2
Objetivos 0 0 21 0% 0% 100%
Estrutura/aparência 0 4 17 0% 19,04% 80,96%
Relevância 0 0 21 0% 0% 100%

Valoração dos itens: 0 discordo; 1 concordo parcialmente; 2 concordo plenamente.

A versão final do documentário culminou em 30:33 minutos e foi assim intitulado: Hora Ouro: Semente de Esperança, conforme link a seguir: https://youtu.be/-MTB6d_FCYQ e imagens na Figura 1, a seguir:

Figura 1 Cenas do documentário: “Hora Ouro: Semente de Esperança” - Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, 2021. 

Seguem, na sequência, uma série de depoimentos que foram registrados nos instrumentos de avaliação, mais especificamente no item observações/comentários:

Eu chego estar tremendo por dentro. Muito sensível e forte este documentário. Demostra a qualidade da assistência. É muito emocionante ver o vídeo. Do jeito que vocês estão fazendo terão resultados diferentes. Ele faz refletir sobre a prática (Instrumento 3).

Excelente produto. Muito bem elaborado e com relatos reais de profissionais e mulheres, o que instiga o interesse de quem está assistindo o documentário. Essa aproximação da realidade sensibiliza muito mais para uma reflexão, quando se traz relatos que fazem com que nos coloquemos no lugar do outro (Instrumento 5).

É um produto de muito significado e impacto para o processo formativo e que auxiliará em ações de educação em saúde (Instrumento 6).

O documentário está muito bem estruturado. Apresenta o objetivo exposto, em todas as cenas, de maneira muito clara. A ordem das falas/entrevistas está muito boa (Instrumento 8).

Muito bem elaborado. Apresentou evidências científicas atuais relacionadas ao tema. O documentário é o retrato da vida. Não são apenas palavras escritas, como as que se lê em livros. O relato de cada Mãe, seja ela professora, assistencial ou aluna, é uma história viva de quem viveu todo este processo (Instrumento 9).

Aparece claramente o objetivo do seu produto, é a sensibilização dos profissionais, a orientação e a mudança do processo de trabalho e assim a humanidade futura (Instrumento 11).

O documentário é rico e entrelaçado por falas de profissionais de diferentes áreas, isso traz confiabilidade, relevância e nos cativa. Ansiosa para vê-lo na íntegra. Seu trabalho é um presente para todos. Parabéns! (Instrumento 12).

Parabéns! Um trabalho excelente, fruto de uma profissional excelente. Toda tua luta profissional está colocada nesse produto. Parabéns! Consigo ver nesse documentário: delicadeza, sensibilidade e força (Instrumento 14).

Documentário excelente, contribui para refletir sobre a assistência prestada e sobre o melhor cuidado no momento do nascimento. Gostei dos textos que trazem dados científicos eles enriquecem ainda mais a apresentação, porém acredito que possam ser mais resumidos e sem falas junto com eles (Instrumento 15).

Os relatos de mães interligada com sua vida profissional agregou muito no vídeo, contribuindo com suas experiências pessoais (Instrumento 17).

Vídeo lindo! Cheio de amor e reflexões sobre o tema. Parabéns pela escolhas dos profissionais que falaram, muito verdadeiro, forte. Tema de muito impacto, ainda mais na forma como foi abordado, muito emocionante e faz os profissionais pensarem em sua prática (Instrumento 18).

O documentário, muito bem estruturado, apresentou relatos e evidências científicas acerca da amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido. O produto apresenta grande potencial para sensibilizar todos os atores envolvidos na assistência ao parto e nascimento acerca da prática Golden Hour (Instrumento 21).

3. Discussão

A internet e as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas em geral. Numa fração de segundos, um dispositivo portátil pode fornecer as informações desejadas. O acesso às informações na internet se traduz diretamente em responder perguntas e preocupações de saúde. Sob esse impulso, os dispositivos portáteis e as tecnologias instrucionais tem conquistado cada vez mais simpatizantes, também, na área da saúde. Esses recursos, no entanto, nem sempre são confiáveis e isentas de preconceitos.

Nessa direção, estudos de desenvolvimento e validação de tecnologias instrucionais, como cartilhas, manuais, jogos e vídeos têm sido aperfeiçoados e utilizados tanto em processo de ensino e aprendizagem em âmbito escolar, quanto em processos de educação permanente em saúde, em que se destacam os vídeos documentários. Estes têm a possibilidade de apresentar, de forma didática e acessível, determinado acontecimento da realidade, a partir de uma perspectiva ampliada, criativa, crítica e analítica (Lima et al., 2017).

Os estudos, em sua maioria, se concentram em evidenciar a relevância das tecnologias instrucionais no ensino escolar em nível primário, secundário ou terciário. Poucos estudos demostram a efetividade destas tecnologias, em especial, dos vídeos documentários como recursos didáticos para a ressignificação da prática profissional. É de fundamental importância, que profissionais da saúde se engajem na construção e na utilização de novas tecnologias tanto no ensino quanto na prática. O desenvolvimento e a validação de estudos e de recursos de educação em saúde tem por finalidade potencializar a aprendizagem interativa, transcender modelos tradicionais de intervenção e alcançar melhores resultados em saúde (Yang et al., 2019).

Conforme demostrando pelos participantes deste estudo, o vídeo documentário “Hora Ouro: Semente de Esperança” se constitui, por excelência, em recurso didático capaz de sensibilizar e mobilizar novos referenciais teórico-práticos em obstetrícia, no sentido de transcender abordagens tradicionais verticalizadas. Outros estudos demostram, igualmente, que tecnologias instrucionais validadas na modalidade de vídeos documentários se constituem em excelentes recursos para a indução de novas formas de pensar e agir em saúde, sobretudo, em ambientes cristalizados pelo agir intervencionista tradicional (Mbiti et al., 2019; Muralidharan et al., 2019; Cilliers et al., 2018).

Iniciativas que usaram vídeos documentários para complementar a instrução ao vivo no ensino escolar, em complementação a outras dinâmicas, aumentaram a aprendizagem dos alunos em avaliações independentes. O vídeo documentário alcança melhores resultados quando, no entanto, dinamizado como complemento e não como um substituto ao ensino regular. Embora estes estudos demonstrem resultados altamente promissores em relação aos vídeos documentários, poucos no entanto examinaram e validaram o conteúdo e a aparência de tais recursos (Ajayi et al., 2021; Verma et al., 2021). Parece plausível que a direção e a magnitude dos resultados desejados dependem, sobremaneira, da qualidade do conteúdo validado e das gravações.

Sob esse enfoque, o presente estudo teve um cuidado primoroso não só na elaboração do conteúdo com base em evidências científicas, mas também na validação deste com espertises da área. Teve-se o cuidado, também, de possibilitar uma ampla apresentação do vídeo documentário, no sentido de validá-lo em relação aos objetivos, estrutura/aparência e relevância. A importância deste percurso foi claramente evidenciado na fala de um dos participantes, ao mencionar: “O documentário está muito bem estruturado, apresentou relatos e evidências científicas acerca da amamentação na primeira hora de vida do recém-nascido. O produto apresenta grande potencial para sensibilizar todos os atores envolvidos na assistência ao parto e nascimento acerca da prática Golden Hour”.

Outros estudos demonstram que não basta desenvolver e disponibilizar vídeo documentários a um público alvo. É fundamental que este processo seja mediado por reflexões teórico-práticas prospectivas, a fim de intuir avanços por meio de novas abordagens e atitudes profissionais (Drozd et al., 2018; Choi & Ahn, 2021). Estes achados são corroborados com os resultados alcançados neste estudo, na medida em que os participantes trouzem à luz o quanto foi importante assistirem o documentário e, ao mesmo tempo, fazerem ressonância de seus elementos constitutivos à prática profissional. Denotou-se, sob esse enfoque, que os profissionais da saúde estão ávidos por novas tecnologias e/ou tecnologias mais atrativas, mas que sejam capazes de mobilizar pensamentos tradicionais, atitudes e práticas.

Apesar da popularidade dos vídeos instrucionais, há relativamente poucas evidências sobre a sua eficácia na prática dos profissionais de saúde. Sendo assim, este estudo tem o potencial de ampliar perspectivas, possibilitar discussões interprofissionais e revisitar a prática profissional, a partir de conteúdo previamente validado. Além disso, o vídeo documentário apresentado servirá de subsídio didático validado a ser utilizado em ambientes de ensino e aprendizagem, grupos de gestantes e usuários, em geral, que desejam ampliar o seu conhecimento sobre as primeiras hora de vida pós-natal.

Este estudo buscou percorrer todos os passos para o desenvolvimento de uma tecnologia instrucional, mas em função das poucas evidências nesta área, alguns passos podem ter ficado frágeis. Todos os esforços foram feitos, no entanto, para incluir as sugestões dos participantes, sobretudo, a dos especialistas da área obstétrica. Além disso, buscou-se publicações em periódicos de alcance internacional para dar maior sustentação teórica ao desenvolvimento do produto, visto que nem todos os componentes da Golden Hour foram mencionados pelos participantes.

Conclusão

O vídeo documentário validado a partir de seus objetivos, estrutura/aparência e relevância foi considerado, pelos participantes, um recurso educativo promissor tanto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da área da saúde, quanto no processo de educação permanente em saúde. A sua estrutura/aparência é capaz de induzir à reflexão crítica e fomentar a ressignificação da prática profissional.

A tecnologia educativa em forma de vídeo documentário, incorporada à prática dos profissionais da área obstétrica, é capaz de desmistificar crenças, agregar valor social e possibilitar avanços científicos. Para além de informativo, o vídeo documentário “Hora Ouro: Semente de Esperança” se constitui em recurso instrutivo e construtivo de novos saberes e práticas profissionais.

Intenta-se, em suma, que o referido vídeo documentário seja amplamente utilizado, tanto no meio acadêmico quanto nos cenários de práticas dos profissionais da área obstétrica. Sugere-se novos estudos e avanços tecnológicos na área de saúde, a fim de atingir as metas nacionais e internacionais relacionadas à saúde materno-infantil, bem como ampliar as discussões sobre os componentes que integram a Hora Ouro.

Contribuições dos autores

Conceptualização, L.F., L.S. e D.B.; tratamento de dados, L.F., L.S. e D.B.; análise formal, L.F., L.S. e D.B.; investigação, L.F., L.S. e D.B.; metodologia, L.F., L.S., D.B., M.P.S. e S.S.; administração do projeto, L.F., L.S., D.B., M.P.S. e S.S.; supervisão, M.P.S. e S.S.; validação, M.P.S e S.S.; redação - preparação do rascunho original, L.F., L.S. e D.B.; redação - revisão e edição, M.P.S. e S.S.

Conflito de interesses

Os autores declaram não haver conflito de interesses.

Referências bibliográficas

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Recebido: 13 de Abril de 2023; Aceito: 11 de Junho de 2023

Autor Correspondente Márcia Pestana-Santos Avenida Bissaya Barreto s/n 3004-011 - Coimbra - Portugal marcianpsantos@esenfc.pt

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