SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23New trends in vegetarian latent food diversification: from evidence to clinical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

SOARES-PINTO, Igor; SA, Marta Ferreira; CRUZ, Rui  and  OLIVEIRA, Isabel de Jesus. Sistematização das práticas de marcação do local do estoma em doentes submetidos a cirurgia não planeada: projeto de melhoria da qualidade. Mill [online]. 2024, n.23, e32837.  Epub Apr 30, 2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.32837.

Introdução:

A marcação do local do estoma em cirurgia não planeada não é usual. Não existem dados sobre a marcação do estoma num hospital na região norte de Portugal, assim como orientações para situações de urgência.

Objetivo:

Aumentar a marcação do local do estoma em doentes submetidos a cirurgia não programada.

Métodos:

Projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem de acordo com o ciclo planear, fazer, verificar e atuar, e consiste em 4 fases: identificação do problema; análise das causas e definição dos objetivos específicos; planeamento e implementação da intervenção e verificação dos resultados, propondo medidas corretivas, normalizando procedimentos e formando a equipa. Os dados serão recolhidos através de questionários dirigidos aos enfermeiros, da análise dos sistemas de informação existentes e da implementação de uma grelha de auditoria.

Resultados:

As duas primeiras fases permitiram identificar as principais lacunas e elaborar uma intervenção multimodal que incluirá estratégias educativas, implementação de algoritmo de tomada de decisão e auditoria. Espera-se uma diminuição das complicações cutâneas. Prevê-se também um aumento da confiança, da independência no autocuidado do estoma e da consciencialização sobre a vida no estoma. A implementação deste projeto pode levar a uma redução dos custos dos cuidados de saúde e a uma melhoria global da qualidade de vida da pessoa com um estoma.

Conclusão:

A evidência sugere que a marcação do local do estoma é da maior importância para melhorar os resultados de saúde do doente. Os resultados deste projeto podem oferecer novas estratégias para fazer face às lacunas de gestão nos sistemas de saúde.

Keywords : enfermeiros; ostomia; prática baseada na evidência; projeto de implementação da evidência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )