SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Nurses' perceived difficulties in preoperative patient preparation: a qualitative studyPalliative needs in a list of users of a family health unit from an urban center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

NOBRE, Carolina et al. Negociação de cuidados num serviço de pediatria: discursos e prática. Mill [online]. 2024, n.23, e34545.  Epub Apr 30, 2024. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0223.34545.

Introdução:

A negociação de cuidados assume uma dimensão estruturante para o sucesso da interação entre pais, criança e enfermeiros durante a hospitalização. Contudo, constata-se uma escassa evidência científica sobre as perspetivas de pais relativamente ao processo negocial.

Objetivo:

Compreender a negociação de cuidados desenvolvida entre enfermeiros e pais no serviço de Pediatria Médica.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa de tipo descritivo, que contou com a participação de 11 pais. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2016).

Resultados:

Dos discursos e perspetivas dos pais sobre a negociação de cuidados, emergiram cinco domínios. As condições estruturantes, e o conhecimento da criança e família, são alicerces para sustentar o processo negocial. Na negociação propriamente dita, confluem dois papéis, o parental, com a assunção e a adaptação à condição do papel parental, e o papel dos enfermeiros. Há comportamentos promotores da negociação, que tendem para a naturalidade do processo de negociar, não obstante, existirem também comportamentos por parte dos enfermeiros que inibem a negociação. O apoio após a alta é reconhecido como um importante suporte após o regresso da criança a casa.

Conclusão:

Os achados permitem uma clarificação dos papéis dos diferentes intervenientes na negociação de cuidados, com potencial para contribuir para a implementação de ações favorecedoras do processo negocial de uma forma mais sustentada e intencional.

Keywords : negociação; pais; criança; enfermeiros.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )