SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue98Youth digital citizenship in three European countries: profiles of online civic (non)participationForms of participation of youth with migrant origin in associations in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

HELLY, Denise  and  MARTANI, Ervis. A noção de “mobilidade” ou a seleção de migrantes internacionais: o exemplo canadiano. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2022, n.98, pp.31-49.  Epub May 16, 2022. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20229820789.

O termo “mobilidade” tem estado em voga há mais de vinte anos. Valoriza o aumento da circulação da força de trabalho, dos produtos, da informação e do capital, e propõe uma nova visão da migração internacional. A migração seria uma prática normal, racional e positiva, de que seriam emblemáticos o estudante estrangeiro, o engenheiro e o trabalhador agrícola. Contudo, as políticas de migração adotadas nos últimos vinte anos mostram uma realidade diferente. Descrevemos estes aspetos discursivos e práticos da gestão da migração.

Keywords : mobilidade; migração; globalização; trabalhadores; refugiados; seleção.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )