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Psicologia, Saúde & Doenças
Print version ISSN 1645-0086
Abstract
CAMPOS, Raquel et al. Comportamento e reinserção escolar de sobreviventes de leucemia linfoide aguda. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.331-344. Epub Apr 30, 2022. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/22psd230131.
A Leucemia Linfoide Aguda é o tipo mais comum de câncer na faixa pediátrica. Evidências sugerem a presença de efeitos adversos da doença e do tratamento para os domínios cognitivo, comportamental e de aprendizagem entre os sobreviventes, embora a etiologia dessas alterações não seja completamente compreendida. Diante disso, tornou-se relevante investigar os perfis de comportamento e reinserção escolar de 36 crianças com idades entre sete e 13 anos. Estas foram divididas em dois grupos, sendo um de sobreviventes de Leucemia Linfoide Aguda e outro de crianças e adolescentes saudáveis. Os perfis de comportamento e de reinserção escolar foram avaliados através do Child Behavior Checklist e do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta, aplicados aos pais e professores. Realizou-se análise dos dados através de estatística descritiva e inferencial. Constatou-se alta prevalência de queixas internalizantes, além de dificuldades de aprendizagem no grupo de sobreviventes, notadamente entre as meninas e aqueles que tiveram o diagnóstico em idade superior a cinco anos. Os resultados ressaltam a necessidade de monitoramento das crianças sobreviventes, promovendo intervenções que auxiliem no seu desenvolvimento.
Keywords : Neuropsicologia; Oncologia pediátrica; Leucemia linfoide aguda; Comportamento.