SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Perception of knowledge regarding fertility preservation in the portuguese general populationMaternal sense of coherence and oral health behaviors of preschool children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

PIMENTA, Filipa et al. Desenvolvimento e validação da escala de crenças sobre a aparência na meia-idade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.625-639.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230304.

Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar a Escala de Crenças sobre a Aparência, um instrumento breve de oito itens com uma amostra de 530 adultos portugueses de meia-idade com idades compreendidas entre os 40 e os 59 anos. A validade de construto foi avaliada através de uma Análise Fatorial Confirmatória. A fiabilidade, validade de critério, sensibilidade, assim como invariância de medida, também foram exploradas. A análise indicou uma estrutura hierárquica de primeira ordem com dois fatores: importância atribuída à aparência e satisfação com a aparência. A presente escala apresentou evidências de fiabilidade, sensibilidade, assim como validade fatorial, convergente e de critério, permitindo comparações entre sexos em estudos com participantes de meia-idade. Estudos futuros explorando propriedades psicométricas com uma amostra de maior dimensão são necessários, incluindo adultos jovens e adultos. As comparações entre diferentes estágios de desenvolvimento podem fornecer informações pertinentes sobre as diferenças geracionais nas crenças relacionadas com a aparência.

Keywords : Escala de Crenças sobre a Aparência; Avaliação; Homens; Mulheres; Meia-idade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )