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Revista Lusófona de Educação
Print version ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação no.5 Lisboa 2005
Compreender, Agir, Mudar, Incluir. Da investigação-acção è educação inclusiva
Isabel Sanches*
Este artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns menos nobre, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva.
Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva.
Understanding, Acting, Changing, Including. From Investigation-action to Inclusive Education
This paper aims at proposing a brief reflection on an investigation paradigm, deemed less noble by some, and its timely and necessary application in the process of building an inclusive education. The starting point consists of a brief theoretical basis on investigation-action as an acting strategy that can generate more reflective professionals, more likely to participate in the contexts they belong to and able to become facilitators of appropriate, suitable practices adapted to the situations they work with, to arrive at the creation of an acting model using investigation-action in practices of inclusive education.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
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* Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Membro da UID Obsercatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos. Co-coordenadora dos cursos de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial.
Correspondência
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
UID Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal