Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Lusófona de Educação
Print version ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação no.9 Lisboa 2007
Pedagogia da Humanidade: por uma Epistemologia Feminina Freiriana
Verone Lane Rodrigues*
Este artigo trata da construção do conhecimento sob uma perspectiva feminina a partir de uma formulação pedagógica inspirada nas idéias de Paulo Freire. A teoria freiriana relida sob o prisma da Teoria da Civilização do Oprimido considera as mulheres oprimidas como enunciadoras da ciência e da epistemologia e não apenas alvo de suas enunciações.
Palavras-chave: Paulo Freire, conhecimento, Pedagogia do Oprimido, gênero feminino.
The Feminine Contribution in the Construction of the Knowledge under the Perspective of Paulo Freire’s Thought
This article treats on the construction of the knowledge under a feminine perspective from an inspired pedagogical formularization in the ideas of Paulo Freire. The freirian theory, (re) read under the prism of a Theory of the Civilization of the Oppressed, considers oppressed women as announcers of science and epistemology and not only as an object of another’s enunciations.
Keywords: knowledge, Paulo Freire, Pedagogy of the Oppressed, feminine gender.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências bibliográficas
Aguiar, N. (org.). (1984) Mulheres na força de trabalho na América Latina: Análises qualitativas. Petrópolis: Vozes [ Links ]
Freire, P. (1978) Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Terra e Paz.
Freire, P. (1995) Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 7. ed., São Paulo: Olho d’Água, 1995.
Freire, P. (1997) Mentoring the mentor; A critical dialogue with Paulo Freire. New York: Peter Lang.
Bonacchi, G. e Groppi, A. (1985) O dilema da cidadania: Direitos e deveres das mulheres. São Paulo: UNESP.
Gutierrez, R. (1985) O feminismo é humanismo. São Paulo: Antares, 1985.
Reich, W. (s.d.) A irrupção da moral sexual repressiva. São Paulo: Martins Fontes.
Rodrigues, V.L. (2003) Docência da Oprimida: A cidadania imperfeita e mutilada da professora de Educação Básica, Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Romão, J.E. (2000). Dialética da diferença: O projeto da Escola Cidadã frente ao projeto pedagógico neoliberal. São Paulo: Cortez.
Romão, J.E..(2002). Civilização do Oprimido. Campus Social. Revista Lusófona de Ciências Sociais, n.º 1, 2004, p. 31-47 .
Saffioti, H. (1984) Mulher brasileira: opressão e exploração. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.
Saffioti, H. (1979) A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Rio de Janeiro: Vozes.
* Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona e pesquisadora do Instituto Paulo Freire, veronelane@terra.com.br