Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Lusófona de Educação
Print version ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação no.12 Lisboa 2008
Gaulismo e capital humano, um novo paradigma escolar
André Robert*
Renovador das instituições, fundador da V República (1958), o general de Gaulle foi também o reformador do sistema educativo francês, num momento em que todas as tentativas precedentes de reformas desde 1945 não tinham sido bem sucedidas. Ele tentou impor um novo paradigma centrado na ‘massificação’/selecção, e principalmente articulado – embora de maneira implícita – com a teoria económica do capital humano, largamente difundida a nível internacional. O artigo examina a política escolar posta em prática nesta base (com diferentes ministros da Educação e vários conselheiros influentes) durante dez anos (1958-1968). Se esta política teve sucesso na democratização da selecção, o que constitui um inegável progresso em termos de justiça e de igualdade inicial das oportunidades, ela não foi bem sucedida em grande parte na democratização do sucesso escolar (oportunidade de acesso dos mais desfavorecidos aos graus mais prestigiantes).
Palavras-chave: de Gaulle; sistema educativo; capital humano; democratização; selecção.
Gaullism and human capital, a new school paradigm
Reformer of institutions, founder of the 5th Republic (1958), the general de Gaulle was also the reformer of the French educational system, at a moment when all the previous attempts of reforms since 1945 had failed. He tried to impose new one paradigm centred on principles of ‘massification’ / selection, and mainly articulated -although in a rather implicit way -in the economic theory of Human Capital, widely spread at the international level. The article examines the school policy organized on this base (with various ministers and several influential advisers) during ten years (1958-1968). If this policy succeeds in the democratization of the selection, what constitutes an unmistakable progress in terms of justice and initial equality, it fails largely in the democratization of the success at school (chances of access of the most discriminated pupils to the most prestigious sectors).
Key words: de Gaulle, educational system, Human Capital; democratization; the selection.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências Bibliográficas
Bowman (1970). “The human investment revolution in economic thought” in Economics of education. In Segré, M. & Tanguy, L. London: Penguin.
Charlot, B. & Figeat, M., (1985). Histoire de la formation des ouvriers. Paris: Minerve.
Cros, L. (1961). L’explosion scolaire. Paris : CUIP.
De Gaulle, C. (1970). Mémoires d’espoir, I. Avec le Renouveau 1958-1962. Paris : Plon.
Donegani, J.-M. &. Sadoun, M. (1976). La réforme de l’enseignement secondaire en France depuis 1945.Ana-lyse d’une non-décision, Revue française de science politique, 1125-1146.
Fisher, I. (1906).The nature of capital and income. New York: The Macmillan Company
Fourastié, J. (1979). Les trente glorieuses, ou la Révolution invisible de 1946 à 1975. Paris : Fayard.
Income, Macmillan Co.Minot J. (1986). Deux siècles d’histoire de l’Education Nationale. Paris: M.E.N.
Narbonne, J. (1994. De Gaulle et l’éducation, une rencontre manquée. Paris: Denoël.
Prost, A (1997). « Décision et non-décision gouvernementale. La politique gaullienne d’éducation de 1962 à 1968 », in Education, société et politiques. Une histoire de l’enseignement de 1945 à nos jours, 114-132.
Prost, A. (1997). Une histoire de l’enseignement de 1945 à nos jours. Paris: Éditions du Seuil.
Rioux, J.-P (1983). La France de la Quatrième République, 2. L’expansion et l’impuissance (1952-1958). Paris : Points Histoire. Seuil
Robert, A. (1993). Système éducatif et réformes, 1944-1993. Paris : Nathan.
Segré, M. & Tanguy, L. (1970). Une nouvelle idéologie de l'enseignement, VIII ème congrès mondial de sociologie, 14-19.
*Director da Escola Doutoral EPIC. Director Adjunto da UMR Educação e Política Lyon 2/INRP