Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Lusófona de Educação
Print version ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação no.12 Lisboa 2008
Maria Clara Correia Ferreira Lino
2007
No Fio do Tempo... O Ensino da Matemática no Estado Novo (1947-1968): 2º ciclo liceal
Orientação: Prof. Doutor Manuel Tavares
Esta dissertação versa sobre o Ensino da Matemática no 2º ciclo liceal, no Estado Novo (1947-1968).
Apresentamos, em primeiro lugar, uma abordagem histórica do Estado Novo, nas suas múltiplas dimensões e, sobretudo, nos obstáculos por ele criados relativamente ao desenvolvimento económico reflectido, naturalmente, no Sistema Educativo. Privilegiamos, neste primeiro contacto, o problema da Educação no Estado Novo abordando as linhas essenciais das políticas educativas.
Dado que o núcleo central da dissertação é o ensino da Matemática, atribuímos importância primacial a todas as variáveis em torno das quais gira o ensino e didáctica desta disciplina, não esquecendo as grandes linhas epistemológicas que estruturaram e estruturam a respectiva instrução.
Escolhemos um conjunto de categorias em função das quais se desenvolve a nossa metodologia, centrada na análise documental. Fazemos referência à reforma de 1936, mas apenas no sentido de uma breve comparação com a de 1947, essa sim, a que é o centro do nosso estudo, assim como, os programas e respectivos princípios orientadores, os manuais escolares, os exames, a opinião pública e o que de mais relevante se escreveu, na época, sobre essas questões. Não menosprezamos os testemunhos orais como documentos vivos, verdadeiras histórias de vida profissional, enriquecedores desta dissertação. Estes testemunhos foram configurados em função das unidades de significação e categorias previamente seleccionadas.
This thesis concerns the Teaching of Mathematics during the Estado Novo (1947-1968) in the second level of high school.
We begin by introducing an historical approach to the Estado Novo in its multiple dimensions, and above all in the obstacles which it obviously created regarding the reflected economical development in the Educative System. During this initial phase we emphasize the problem with Education in the Estado Novo by covering the main lines of the educational politics.
Considering that the core of this thesis is the teaching of Mathematics, we attribute primordial importance to all variations around which the teaching and didactics of this subject revolve, not forgetting the major epistemological lines which structured then and still structure the respective teaching.
We have elected a number of categories upon which our methodology is developed, and based on documental analysis. We refer to the 1936 Reform but only as a brief comparison with the Reform which took place in 1947, the core of this study, as well as the programmes and respective guiding principles, the school manual, the exams, the public opinion and the most relevant material that has been written on these questions. Oral witnesses, in the quality of living documents, true stories of professional lives which have enriched this thesis, will not be left out. Such witnesses have been modelled in accordance with the previously established units of significance and categories.