SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1The influence of pre-surgical orthodontic treatment on the dento-skeletal profile of Class III patientsAnatomic landmarks in the maxilla for guidance of anterior prosthetic teeth positioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Abstract

MACHADO, Vanessa et al. A prevalência de doenças periodontais em Portugal e perceção digital nacional para o período 2004-2017: análise de dados do Global Burdenof Disease e GoogleTrends. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.1, pp.10-16.  Epub Mar 30, 2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.03.693.

Objetivos:

A progressão das doenças periodontais ao nível nacional de Portugal e a sua consciencialização pública são de grande interesse, principalmente devido ao elevado impacto da periodontite. O nosso objetivo foi avaliar a progressão da prevalência de doenças periodontais em Portugal e a consciencialização do público correspondente, entre 2004 e 2017, usando dados do GlobalBurden of Disease, Direção Geral de Saúde e Google® Trends.

Métodos:

Para o período 2004-2017, foram pesquisados dados nacionais portugueses da prevalência de doenças periodontais no Institute forHealth Metricsand Evaluationof Global Burdenof Disease e Direção Geral de Saúde e, para consciencialização do público, ferramenta de comparação do Google® Trends para as palavras em português para “Periodontite”, “Gengivite”, foram utilizadas as tendências “gengivas” e “doença periodontal”.

Resultados:

A prevalência geral de periodontite aumentou levemente de 11,3% para 11,7%, de acordo com o Global Burdenof Disease. Durante 2004-2017, o termo de pesquisa Google®Trends “Gengivas” foi o mais relevante. Aumentou constantemente ao longo do tempo, enquanto o termo de pesquisa “Doença periodontal” diminuiu, sendo essas tendências de pesquisa significativamente correlacionadas (ρ=-0,670; P=0,009). Além disso, o termo de pesquisa Google®Trends “Gengivite” foi significativamente correlacionado negativamente (ρ=-0,537; P=0,048), ao longo do tempo, com dados do Global Burdenof Disease. Osinternautasportugueses tendem predominantemente a procurar termos não médicos como “Gengivas”em vez de termos mais científicos como “Gengivite”, “Periodontite” ou “Doença periodontal”.

Conclusões:

Apesar das doenças periodontais em Portugal crescerem continuamente e acima da média mundial, os dados do Google® Trends mostram um aparente analfabetismo médico oral relacionado a doenças periodontais na população portuguesa. No entanto, a consciencialização digital para doenças periodontais aumentou com o tempo.

Keywords : GlobalBurden of Disease; Google Trends; Iliteracia medica; Consciencialização publica; Doenças periodontais; Periodontite.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )