SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23Agrofuels and Family Farming in Brazil: Conflicts and contradictions in reaching the social goal of Piauí biodiesel program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

CHAVES, Henrique; PONTES, Bruna França de  and  RUNKEL, Maria Cardoso. Bicicletas, Comunicação Social e Democracia nas Cidades: Entrevista a Renata Falzoni. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2020, n.23, pp.117-132.  Epub Jan 11, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2020.23.6.

Renata Falzoni tem 66 anos, é arquiteta, urbanista, documentarista, jornalista (bike e videorrepórter) e há décadas que anda de bicicleta. Não se limitando a mover-se sobre rodas, Renata é cicloativista e uma das pioneiras na valorização e defesa do uso da bicicleta como meio de transporte no Brasil. O seu documentário “O Elo Perdido - O Brasil que Pedala” foi projetado na segunda edição do Urban Audiovisual Festival1 (UAF) que decorreu entre os dias 28 e 30 de Junho de 2019 na Biblioteca de Marvila (Lisboa); na sequência desta projecção foi possível fazer esta entrevista, no dia 1 de Julho de 2019.

A bicicleta foi o fio condutor da entrevista. A partir dela, falamos de temas tais como cidade, espaço público, comunicação social, democracia, género, desportos, classes sociais; e com ela descortinamos o palco e entramos nestes bastidores. Tal só é possível devido à extensa e diversa atividade que Renata desenvolveu a partir da - e com a - bicicleta, nomeadamente a sua atividade em órgãos de comunicação social desportivos, a sua atividade política e ativista pela mobilidade urbana suave e, mais recentemente, a realização de documentários e a direção da sua plataforma online “Bike é Legal2". Esta entrevista permite, por isso, abordar um conjunto de questões caras à discussão sociológica. Ressalta-se o papel do discurso mediático na reprodução de lógicas sociais; a questão das políticas públicas em contexto urbano brasileiro; o papel das novas plataformas de comunicação online; a bicicleta como bem de consumo que pode ser entendido como acessível e democrático; e os desafios das cidades brasileiras em tempos de ataques à democracia.

A partir desta entrevista podemos fazer um exercício de reflexão sobre o viver a cidade, agregando a esta discussão novas propostas de pensar e construir um espaço urbano mais sustentável, democrático e para todos.

Keywords : Brasil; género; média alternativa; mobilidade urbana..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )