SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Visions from Hell. The sociability of the Brazilian "common man" in Florestan Fernandes and Maria Sylvia de Carvalho FrancoEither unfreedom or death? A genealogy of the “freedom or survival” discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

BRANCO, Luís Carlos S.. Hábitos e Práticas Alimentares na Sociedade Portuguesa. Mudanças e reconfigurações. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2021, n.26, pp.56-81.  Epub Dec 04, 2021. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2021.26.3.

Este artigo dará conta, de modo panorâmico, das dinâmicas e reconfigurações dos hábitos e práticas alimentares dos portugueses, procurando assinalar os contrastes mais significativos entre o Estado Novo e as décadas seguintes, até à contemporaneidade. Para isso, utilizaram-se estudos de índole diversa, integrando-os e unificando-os. Fez-se uma seleção e revisão de literatura, analisando-se e confrontando-se, no texto, os seguintes tópicos: a institucionalização da segurança alimentar, a masculinização do espaço culinário, a alimentação como metáfora identitária e reificação de estatuto social, a gastronomia memorialística, o crescimento da cozinha de origem étnica, entre outros. Em resumo, podemos concluir que houve mudanças muito positivas se compararmos as práticas e hábitos alimentares durante a vigência da ditadura do Estado Novo (1933-1974), onde a pobreza e a falta de alimentos eram problemas preocupantes, com a abundância e variedade do Regime Democrático (1975-2021). Estas mudanças sinalizam também as grandes reconfigurações sociais, entretanto, ocorridas. Porém, existem agora problemas muito sérios, como, por exemplo, o distanciamento do padrão alimentar tradicional português, referente à saudável Dieta Mediterrânica, entre outros.

Keywords : hábitos e práticas alimentares; sociedade portuguesa; Estado Novo; contemporaneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )