SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29PLAGIARISM IN HIGHER EDUCATION. MEASURING WHAT STUDENTS DO, KNOW AND BELIEVE THEY KNOW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


SOCIOLOGIA ON LINE

On-line version ISSN 1647-3337

Abstract

RIBEIRO, Catarina. O DARK TOURISM E O DESAFIO À PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. UMA ABORDAGEM À MUSEALIZAÇÃO DA FORTALEZA DE PENICHE. SOCIOLOGIA ON LINE [online]. 2022, n.29, pp.109-132.  Epub Dec 19, 2022. ISSN 1647-3337.  https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.5.

Nos últimos 20 anos, uma das matérias que tem sido aprofundada pela Sociologia do Turismo é o dark tourism, dinâmica turística assente na visita a lugares marcados, nomeadamente, pelo sofrimento. Pretende-se com este artigo dar um contributo para a compreensão desta prática em Portugal, a partir de uma pesquisa exploratória sobre a preservação da Fortaleza de Peniche, que albergou uma prisão política do Estado Novo. A reflexão parte da articulação entre o quadro teórico, que explora várias abordagens ao conceito de dark tourism, sua amplitude e fragilidades, com o trabalho de campo desenvolvido na Fortaleza de Peniche, através de uma entrevista com a diretora do espaço, observação não participante e análise documental. Como resultado, apresenta-se uma visão do que se pretende que seja este lugar em construção, nomeadamente a estratégia de interpretação que tem sido pensada, essencial para o momento de encontro entre visitantes e passado.

Keywords : dark tourism; experiência turística; memória; Fortaleza de Peniche..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )