SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Secondary Syphilis: decompensation factor of underlying liver disease? A clinical caseQualitative methodologies should also be medicine based on evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Print version ISSN 2182-5173

Abstract

PINTO-GOUVEIA, Carolina; PINTO, Joana Marques  and  RENCA, Susana. Náuseas e vómitos persistentes inexplicados: identificar o síndroma de hiperemese por canabinoides a propósito de um caso clínico. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2024, vol.40, n.2, pp.180-183.  Epub Apr 30, 2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i2.13685.

Introdução:

A canábis constitui a substância ilícita com maior prevalência de consumo ao longo da vida em Portugal. Apesar do seu uso medicinal pelas suas propriedades antieméticas tem sido reconhecida uma entidade clínica paradoxal - o síndroma de hiper-emese por canabinoides (SHC) - caracterizada pelo consumo crónico de canabinoides (habitualmente diário), episódios cíclicos de náuseas e vómitos refratários a terapêuticas convencionais e o recurso a banhos quentes compulsivos para alívio sintomático.

Descrição do caso:

Mulher de 36 anos, com múltiplas idas aos cuidados de saúde primários por queixas de náuseas e vómitos cíclicos, ainda em investigação. Recorreu ao serviço de urgência (SU) por queixas de epigastralgias, náuseas e vómitos com três dias de evolução. Realizou estudo complementar que não revelou alterações de relevo. Administrada medicação antiemética e pantoprazol com reduzida melhoria das queixas. Durante a permanência no SU foi encontrada por diversas vezes a tomar duches quentes, solicitando recorrentemente para o fazer, afirmando que era a única medida que aliviava as suas queixas. Adicionalmente apurou-se ainda história de consumo crónico de canabinoides, levando à hipótese diagnóstica de SHC.

Comentário:

É comum registar-se um atraso importante no diagnóstico desta síndroma e associar-se frequentemente à realização de diversos exames complementares de diagnóstico (ECD), terapêuticas e internamentos hospitalares. Assim, procurou-se sensibilizar a comunidade médica para a SHC, enquanto diagnóstico diferencial de vómitos recorrentes difíceis de tratar, em indivíduos com história de consumo de canabinoides. O presente relato de caso visa promover o conhecimento sobre a SHC, possibilitando a sua atempada identificação e adequada abordagem terapêutica.

Keywords : Abuso de marijuana; Canabinoides; Síndroma; Vómito; Náusea; Comportamento compulsivo; Banhos; Relato de caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )