SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue126The Exit of the United Kingdom from the European Union. A One Last Push AgreementHuman Rights in front of the Mirror. Narratives of Homeless Women in the Exercise of Their Capacities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

BABO, Isabel. Ativismo em rede e espaço comum. As mobilizações globais de protesto pelo clima. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2021, n.126, pp.25-46.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/rccs.12398.

A partir das manifestações de protesto globais contra as alterações climáticas, que constituíram uma causa comum, a questão que se coloca é em que medida se assiste à emergência de um “espaço comum”, para a formação do qual contribuem as possibilidades comunicacionais e de mobilização trazidas pelas conexões digitais. Os conceitos de espaço comum tópico e metatópico (Taylor) e de relações “atópicas” (Di Felice) nos contextos digitais são examinados e aplicados às manifestações. As redes digitais tiveram um papel importante nas mobilizações e estas criaram um “espaço comum tópico” em coexistência com relações digitais atópicas. Considera‑se que há a formação de uma “atenção conjunta” e de uma causa comum global. Assim como há condições para a formação do comum, na atualidade, com intervenção do ativismo em rede, o que permite pensar o “espaço comum” - e será esse o maior contributo deste artigo - nessa ecologia relacional.

Keywords : alterações climáticas; ativismo; movimentos de contestação; redes de comunicação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )