SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue133The Portuguese Revolution (1974-1976), a Specific Model of Democratization in the 20th CenturyWork, between the “Promises of April” and Neoliberal Regulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

MATIAS, Joana. Cravos cor-de-rosa: notas para o lugar das dissidências sexuais e de género na história da Revolução. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2024, n.133, pp.35-50.  Epub Mar 31, 2024. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/11pr2.

A história LGBTI+ em Portugal identificou um ponto de inflexão nas continuidades pré e pós-Revolução dos Cravos: a publicação do manifesto do Movimento de Acção Homossexual Revolucionária (MAHR) no Diário de Lisboa a 13 de maio de 1974, e a sua subsequente condenação na intervenção televisiva do general Carlos Galvão de Melo a 27 de maio do mesmo ano. Este momento é tido como ditando o fim do MAHR e a rejeição da legitimidade das questões LGBTI+ no foro político. Este artigo convida a disputar a tese de uma Revolução incongruente no que diz respeito às sexualidades. Procuro inserir este episódio na genealogia das várias rejeições da Revolução para contextualizar as condições históricas que o explicam, bem como aliar a história do género e da sexualidade à das grandes transformações políticas, ilustrando a sua potencialidade analítica como mais do que mero complemento.

Keywords : género e sexualidade; história LGBTI+; homossexualidade; revolução portuguesa.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )