SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue133Work, between the “Promises of April” and Neoliberal Regulation“The History of my Country”: Reflections on Social Memory and the Futures of the Past in the Narratives of Portuguese Youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Crítica de Ciências Sociais

On-line version ISSN 2182-7435

Abstract

GOMES, Pedro David. Os músicos angolanos e a música de protesto em Portugal: reflexões para descentrar a história dos cantores de Abril. Revista Crítica de Ciências Sociais [online]. 2024, n.133, pp.77-96.  Epub Mar 31, 2024. ISSN 2182-7435.  https://doi.org/10.4000/11pr4.

A música angolana enquanto repertório de resistência ao sistema colonial beneficiou da trajetória europeia de alguns dos seus intérpretes. Neste artigo questiona-se a não inclusão destes artistas como cantores de Abril, o seu não reconhecimento na memória historiográfica do período que permeia a Revolução dos Cravos. Exploram-se possíveis explicações para isso, cotejando as memórias e o passado dos músicos com o tratamento conferido às figuras mais influentes das culturas portuguesa e angolana nos dicionários sobre o Estado Novo e o 25 de Abril. Identificam-se, além das causas possíveis para estas ausências, o pensamento eurocêntrico que subjaz a algumas das presenças, e contra-argumenta-se no sentido da razoabilidade da sua inclusão dentro das categorias associadas à música de protesto.

Keywords : 25 de Abril 1974; colonialismo português; diáspora angolana; eurocentrismo; música de intervenção.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )