SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Liberation as Dependence: Reconceptualizing Emancipatory Education in The New Climatic RegimeEducation’s Experience in an Age of Anti-Politics: Reading John Dewey in the Third Decade of the 21st Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

TUR-PORRES, Gisselle; WILDEMEERSCH, Danny  and  SIMONS, Maarten. Revisitando o Conceito de Emancipação Intelectual de Rancière em Práticas de Ensino e Formação Profissional. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.23-40.  Epub Nov 29, 2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.19957.

O documento discute o potencial emancipatório das práticas de Ensino e Formação Profissional (EFP) no Uruguai, que são geralmente associadas a discursos de trabalho e formação. O trabalho de Rancière sobre emancipação intelectual é considerado um guia que permite discutir os fenómenos estudados, como uma lente para observar e problematizar a emancipação em práticas concretas de nível heurístico. O artigo está estruturado da seguinte forma: primeiro, é descrito o contexto das práticas de EFP no Uruguai. Segundo, são discutidos os principais conceitos de emancipação na educação de Rancière. Terceiro, é desenvolvido um diálogo entre trabalho empírico e teórico, a fim de explorar práticas concretas de EFP a partir do axioma da igualdade. Finalmente, o texto conclui com uma reflexão sobre novos significados da emancipação intelectual de Rancière que nos merecem mais atenção e nos permitem identificar outras formas de potencial emancipatório nas práticas de EFP, de forma a transcender a atual compreensão funcionalista predominante.

Keywords : Rancière; emancipação intelectual; ensino e formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )