SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Research scenarios in Special and Inclusive EducationThe Use of Technology and its Contributions to the Comprehensive Training of Students with Autistic Spectrum Disorder and Students with Intellectual Disabilities in Mathematics Classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

GONZALEZ-ROMAN, Doris Tatiana  and  MARTINEZ-PEREZ, Leonardo Fabio. Ensino das Ciências Naturais para a Inclusão: Uma Análise Bibliométrica da Literatura Especializada. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.12-32.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27639.

A Educação para a inclusão tem-se constituído como uma orientação importante nas políticas públicas, a qual tem sido estabelecida desde a Constituição Política e a Lei Geral de Educação da Colômbia. No entanto, existem poucas experiências que estudem estas orientações na educação em ciências. Por essa razão, neste artigo propõe-se fazer uma análise bibliométrica focada na literatura especializada na Educação em Ciências Naturais associada à Educação Especial para a Inclusão. A intenção principal deste artigo é contribuir à consolidação de um levantamento inicial sobre estudos focados nesta temática, de forma a serem identificados elementos teóricos e metodológicos que favoreçam a construção de propostas formativas que fortaleçam esse tipo de educação nos diferentes níveis do sistema educativo colombiano. Para atingir este objetivo, é apresentado o contexto do trabalho constituído pelas orientações políticas e normativas que embasam a Educação para a Inclusão. Seguidamente é apresentado o referencial teórico sobre a Educação Especial, a incapacidade e a ciência orientada para a inclusão. A metodologia usada foi baseada na análise documental tipo estado da arte de artigos publicados em revistas indexadas, teses e atas de congressos. Os resultados evidenciaram uma tendência para a incapacidade relacionada com aspectos sensoriais, em comparação com a baixa quantidade de textos encontrados nas outras categoria de análise. Finalmente destaca-se a necessidade de desenvolver pesquisas sobre a a articulação da Educação Especial Inclusiva com a Educação em Ciências Naturais e em particular com o Ensino de Química.

Keywords : inclusão; educação especial inclusiva; educação em ciências; química inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )