SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3The Universal Design for Learning (UDL) and Curricular Differentiation: Contributions to the Effectiveness of School InclusionSensory Experiences of Autistic People and Science Teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

HOFFMANN, Luiza Ojeda; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira  and  GELLER, Marlise. Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.116-140.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27377.

A Matemática, como espaço para a inclusão social, promove a autonomia em situações do cotidiano com saberes que demandam a compreensão do conceito de número e operações (adição, subtração, multiplicação, divisão). Esse artigo apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais para um estudante cego congênito. Com uma abordagem qualitativa, descreve-se intervenções pedagógicas ao longo de 3 semestres, identificando que o estudante compreendia o conceito de número e, ao longo do processo, passa a organizar os esquemas adequadamente para a solução de situações problemas envolvendo estruturas aditivas e multiplicativas. Como o estudante é cego, a representação de seus esquemas mentais é feita oralmente e/ou com material tátil. Infere-se que uma sequência didática pode contribuir com o processo de desenvolvimento de noções matemáticas, respeitando o ritmo de aprendizagem do estudante.

Keywords : campos conceituais aditivo e multiplicativo; inclusão cognitiva; matemática social; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )