SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Sensory Experiences of Autistic People and Science TeachingUNESCO’s Global Reports on Adult Learning and Education: Conceptual Elements and Political Priorities in Nigeria, Russia, and Slovenia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

MAMCASZ-VIGINHESKI, Lucia Virginia; DA SILVA, Sani de Carvalho Rutz  and  SHIMAZAKI, Elsa Midori. Aspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.166-185.  Epub Nov 16, 2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27550.

Analisa-se o processo de formação continuada de professores que atuam com pessoas que possuem o diagnóstico de deficiência intelectual, a inserir o soroban como ferramenta de cálculo para tais estudantes. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo usou a pesquisa colaborativa como abordagem. Realizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná - região Sul do Brasil, contou com a participação de nove professoras atuantes na educação de pessoas com deficiência intelectual do município. O estudo mostra: i) a precariedade na formação docente para o ensino de Matemática; ii) a concepção das professoras participantes de que os estudantes com a deficiência são menos desenvolvidos que os demais estudantes e mais “lentos” para a aprendizagem; iii) a necessidade de formação continuada às professoras. Ao final do estudo, foi consenso entre as professoras participantes que o ensino pautado nas capacidades dos estudantes e o uso do soroban como instrumento mediador promovem o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos junto aos alunos.

Keywords : formação docente; matemática; deficiência intelectual; soroban; números e operações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )