SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Developing Rhythmic Intelligence: Towards a Critical Understanding of Educational Temporalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SCHMIDT-LAUFF, Sabine. Tempo e Temporalidades na Aprendizagem e Educação (de Adultos). Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.6-9.  Epub July 24, 2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29952.

Com a modernidade, o tempo é radicalmente repensado como expressão de movimentos sob o aspeto de seu uso e formabilidade. Devido às ideias modernas da natureza do tempo como algo socioculturalmente mutável e individualmente responsável, o tempo já não é algo objetivamente dado, mas antes um elemento altamente ambivalente e complexo de modelação. Como elemento de criação, ordenação e controle, o tempo e as temporalidades são uma parte fundamental da aprendizagem ao longo e ao largo da vida. Estas observações deixam claro o quão importante é o rastreamento e a compreensão dos efeitos do tempo na educação e na aprendizagem e o quão inevitável é a contextualização temporal-relacional. Este número especial, composto por sete artigos, ilustra como as abordagens diferenciadas relacionadas com o tempo na pesquisa educacional e na investigação empírica têm evoluído. Este conjunto de artigos apresenta conceptualizações teóricas, abordagens metodológicas, modelos epistemológicos e investigações empíricas sobre tempo e a temporalidade que pensamos ser muito relevantes na educação e na aprendizagem.

Keywords : tempo; temporalidade; temporalização; educação; aprendizagem de adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )