Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Sisyphus - Journal of Education
Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640
Abstract
ALIREZABEIGI, Samira. De que Falamos Quando Falamos de Tempo Pós-Pandemia na Educação Escolar? Reflexões sobre a Plasticidade Temporal da Educação Escolar Pós-Pandemia. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.107-127. Epub July 24, 2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.27403.
Este artigo reflete sobre a condição escolar no período pós-pandemia e especula sobre as características temporais da educação, com base num estudo escolar empírico. Considerando a pandemia como um acidente, na visão de Malabou (2012), e adotando a perspetiva cronológica enquanto dispositivo metodológico para identificar as características das escolas no período pós-pandemia, este artigo baseia-se num estudo etnográfico de uma escola que adota a política BYOD (“bring your own device” - traz o teu próprio dispositivo). O artigo identifica três ruturas diferentes na condição escolar pós-pandémica, nomeadamente na rutura que decorre do uso de padrões algorítmicos (Miyazaki, 2012), na infraescolização e na tarefização das práticas de sala de aula (Alirezabeigi, 2021). Mostrando como as práticas de sala de aula se organizam em torno de dispositivos, estudantes e professores, este artigo discute as reconfigurações espaciotemporais das escolas e a centralidade das tarefas para a educação pós-pandémica. Com base nestas ruturas e no conceito de plasticidade, conclui-se que a condição no período pós-pandemia pode ser descrita como uma estabilidade plástica após o tempo da pandemia.
Keywords : algoritmos; escola pós-pandemia; tarefização; acidente; plasticidade.