SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Technologies in Education and Continuous Training of Teachers: Beyond the Reductionist PerspectiveThe Development of Technologies by the School as a Process of Struggle and Counter-Hegemonic Resistance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

VELOSO, Braian. Educação e Tecnologias como Comprometimento: Proposições para Pensar o Estudo da Técnica em Âmbito Educacional. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.89-108.  Epub Feb 18, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29403.

O objetivo deste ensaio teórico é analisar a relação entre educação e tecnologias e propor uma nova forma de apreensão à luz do assim chamado comprometimento enquanto categoria analítica. Para atingir aquilo que objetiva, o artigo resgata contribuições da filosofia da técnica, passando pelas vertentes instrumentalista, determinista e substantivista até chegar à perspectiva de uma teoria crítica. Por meio do estudo, propõe-se a noção de tecnologia como comprometimento, evidenciando que a ação tecnologicamente mediada dá-se num circuito de interações e trocas - tanto materiais quanto simbólicas. Ao desvelar esse compromisso que subjaz à própria presença da técnica em âmbito educacional, o ensaio propõe o conceito de assumir o compromisso como pressuposto para a construção de espaços democráticos de debate que possibilitem, aos sujeitos comprometidos, a tomada de decisões sobre alternativas sócio-técnicas que tragam outras molduras para a realidade histórico-social.

Keywords : educação; tecnologias; técnica; filosofia da técnica; comprometimento..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )