Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Internacional CONSINTER de Direito - Publicação Oficial do Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação
Print version ISSN 2183-6396On-line version ISSN 2183-9522
Abstract
GOMES, Regiane Aparecida Baú; ANTUNES, Maria Cristina and CORTEZ, Pedro Afonso. SINTOMAS DE TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO, DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM MÃES DE VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL. Revista Internacional CONSINTER de Direito [online]. 2023, n.17, pp.743-763. Epub Feb 28, 2024. ISSN 2183-6396. https://doi.org/10.19135/revista.consinter.00017.35.
Considerado um problema social e de saúde pública mundial que está longe de acabar, o abuso sexual infantil tem consequências psicológicas para as vítimas e para seus familiares. O objetivo desta pesquisa foi analisar a ocorrência de sintomas de estresse, ansiedade e depressão em mães e verificar se tais sintomas estavam relacionados aos sintomas de seus filhos que sofreram abuso sexual. Participaram desta pesquisa 65 mães de filhos(as) com idades entre 6 e 18 anos, recrutadas por meio de redes sociais e grupos de apoio. Foram aplicados os seguintes instrumentos: Child Behavior Checklist; Inventário de Ansiedade de Beck; Inventário de Depressão de Beck; Posttraumatic Stress Disorder Checklist e Questionário com dados sociodemográficos e características do abuso sexual. A coleta de dados foi realizada de forma online por meio do Google Forms. Os resultados apresentaram níveis grave e moderado para ansiedade, depressão e estresse pós-traumático em 70,8% da amostra de participantes. Foram realizadas análises de regressão linear múltipla, demonstrando que as variáveis sociodemográficas, o abuso sexual intrafamiliar, a mãe ter sofrido abuso sexual e as variáveis do CBCL não foram preditores para sintomas de ansiedade e depressão das mães. Para os sintomas de estresse pós-traumático das mães, observou-se que as queixas somáticas dos filhos foram preditoras, explicando 70,8% do desfecho. Conclui-se que a maioria dos sintomas apresentados pelos filhos que sofreram abuso sexual não está relacionada com os sintomas das mães, evidenciando que a ocorrência do abuso sexual por si só é um fator de adoecimento para as mães.
Keywords : abuso sexual; transtorno de estresse pós-traumático; ansiedade; depressão; pais não agressores..