SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Probiotics in the Prevention of Acute Otitis Media in Pediatrics: An Evidence-Based Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Gazeta Médica

Print version ISSN 2183-8135On-line version ISSN 2184-0628

Abstract

COSTA, Diogo Alpuim; RIBEIRO, Joana Arana  and  AMARO, Carla D’Espiney. Oxigenoterapia Hiperbárica como Terapêutica Complementar para a Osteorradionecrose da Mandíbula: Fútil ou Útil? - Uma Revisão da Literatura. Gaz Med [online]. 2024, vol.11, n.1, pp.28-38.  Epub Mar 28, 2024. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.788.

A radioterapia (RT) é uma componente fundamental do tratamento multimodal dos doentes com cancro da cabeça e pescoço. Contudo, apesar do surgimento e aperfeiçoamento das técnicas de RT, podem ocorrer complicações tardias, como a osteorradionecrose da mandíbula (ORNM). O seu diagnóstico é baseado em critérios clínicos/radiológicos. Na ORNM estabelecida, o processo crónico não resolve espontaneamente e, até à data, não foi estabelecida uma abordagem terapêutica ótima. Nas últimas décadas foram considerados diversos tipos de tratamento, incluído a oxigenoterapia hiperbárica (HBOT). Contudo, o impacto clínico da HBOT varia de acordo com a literatura, o que gera controvérsia em relação aos seus benefícios. Estudos prospetivos e aleatorizados adicionais são essenciais para validar a eficácia deste tratamento na prática clínica. O objetivo deste artigo é sintetizar os dados existentes, analisar os resultados de estudos prévios, identificar lacunas no conhecimento e discutir a abordagem da ORNM, incluindo uma proposta de algoritmo terapêutico com especial enfoque na HBOT.

Keywords : Doenças da Mandíbula/tratamento; Osteorradionecrose/tratamento; Oxigenoterapia Hiperbárica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )