SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Study on the comparison of perceptions of spatial distances: Virtual reality versus natural environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


PsychTech & Health Journal

On-line version ISSN 2184-1004

Abstract

GOMES, Mara Mendonça; ASSUNCAO, Sandra; AZEVEDO, Solange  and  TEIXEIRA, Carla M.. A influência de fatores socioculturais nas atitudes face à homossexualidade: Estudo comparativo. PsychTech [online]. 2019, vol.2, n.2, pp.3-16.  Epub Sep 29, 2021. ISSN 2184-1004.  https://doi.org/10.26580/pthj.art13-2019.

A forma como a sociedade vê a homossexualidade sofreu alterações ao longo do tempo, sendo o objetivo deste estudo perceber de que forma é vista a homossexualidade na atualidade, tendo por base diferentes variáveis: sexo, meio (rural/urbano), idade, religiosidade, contacto interpessoal LGBT, habilitações académicas e o setor profissional. Este estudo foi do tipo quasi-experimental e de caráter transversal. A amostra foi de 192 indivíduos, 97 mulheres e 95 homens. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e uma Escala Multidimensional de Atitudes Face a Lésbicas e Gays (EMAFLG). Os resultados evidenciaram valores mais elevados nas subescalas negativas e mais baixos na subescala positiva relativas à perceção da homossexualidade concluindo que os homens, os indivíduos que passaram a maior parte da sua vida em meio rural, as pessoas com mais idade, os indivíduos que se consideram religiosos, aqueles que não possuem contacto com LGBT, os que possuem habilitações académicas mais baixas e por fim os indivíduos que trabalham numa área do setor secundário são mais homofóbicos. Concluiu-se que existe preconceito relativamente à homossexualidade.

Keywords : homossexualidade; atitudes; homofobia; preconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )