SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue12Bullshit receptivity: what matters is who said it, not what is saidFacebook’s Dark Pattern Design, Public Relations and Internal Work Culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Journal of Digital Media and Interaction

Print version ISSN 2184-3120

Abstract

SIGILIANO, Daiana  and  BORGES, Gabriela. WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter. JDMI [online]. 2022, vol.5, n.12, pp.24-37.  Epub July 29, 2022. ISSN 2184-3120.  https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861.

Este artigo tem o objetivo de analisar os processos cognitivos que estão em operação nos comentários publicados no Twitter no dia do lançamento dos episódios Filmed Before a Live Studio Audience e Don't Touch That Dial de estreia da série WandaVision (Disney+, 2021). Para a discussão desta questão, analisamos sob a ótica dos estudos de Feuerstein et al. (2014), sobre a modificabilidade cognitiva estrutural, os conteúdos compartilhados por oito perfis gerenciados pelo fandom brasileiro dedicado ao universo da trama. Os estudos realizados a partir do final da década de 1990 no âmbito da ficção seriada televisiva estadunidense ressaltam o processo de complexificação das tramas (Mittell, 2015; Jost, 2016). Neste contexto, Johnson (2005) afirma que a cultura popular contemporânea exige maior esforço cognitivo do público. A proposta teórica do autor apresenta um diálogo direto com o conceito de modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) de Feuerstein et al. (2014). Conclui-se que além de reforçarem e aprofundarem os pontos de amplo universo ficcional da Marvel, os fãs brasileiros estabelecem correlações entre as telenovelas e a série, ressignificando a trama.

Keywords : Ficção Seriada; Processo Cognitivos; Complexidade Narrativa; Twitter; Wandavision..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )