SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Black Brazilians before and after the creation of the CPLP: continuity of their struggle against the legacy of slaveryThe Community of Portuguese Language Countries facing the Human Rights of Persons with Disabilities: a comparative analysis between Brazil and Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


População e Sociedade

Print version ISSN 0873-1861On-line version ISSN 2184-5263

Abstract

SEMEDO, Carla Indira Carvalho. A experiência migratória de cabo-verdianos para as roças de São Tomé e Príncipe: pesquisa de campo. População e Sociedade [online]. 2020, n.34, pp.87-106.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 0873-1861.

Dentre vários destinos das pessoas cabo-verdianas, a experiência migratória em São Tomé e Príncipe foi narrada como o retrato da “pior migração” cabo-verdiana, por reverberar a experimentação da “escravidão” e reforçar uma negritude renegada por estes. Com as narrativas dos que vivenciaram não só a fome, como os efeitos dela, o acontecimento e a experiência da migração cabo-verdiana para as roças de São Tomé e Príncipe, este artigo discorre sobre os múltiplos lugares de enunciação desta experiência e acontecimento, sobre o quotidiano de fome, bem como, da “decisão ou não” de alistar-se para as roças santomenses. Argumenta-se que as discursividades e as práticas coloniais sobre as fomes propiciaram a criação dos modos de existência e de quotidianos de fomes, em que, como mote para a migração cabo-verdiana para as roças de cacau e café em São Tomé e Príncipe, a migração contratada constituiria “a única alternativa possível” às fomes e à eminência das mortandades.

Keywords : Trabalho contratado; migração forçada; São Tomé e Príncipe; Cabo Verde; roças..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )