SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Pedagogical Foundations of the Training Model for Primary School Teachers and Adult Educators in Implementation in Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

LIMA, Valderez Marina do Rosário; AMARAL-ROSA, Marcelo Prado  and  RAMOS, Maurivan Güntzel. Análise Textual Discursiva apoiado por software: IRaMuTeQ e a análise de subcorpus. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.1-9.  Epub Nov 10, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.1-9.

Introdução: o foco deste trabalho é o processo de geração de categorias a partir da análise de subcorpus de dados qualitativos que são apoiadas no software IRaMuTeQ. A relevância se dá pela ausência de análises de subcorpus na literatura, inclusive de diferentes áreas, na utilização do referido software. O tema central são as nuances relacionadas aos Clubes de Ciências em escolas de Educação Básica. Objetivo: o objetivo foi apresentar as análises de subcorpus no procedimento de categorização que utilizam o método da Análise Textual Discursiva apoiado pelo software IRaMuTeQ, com vistas à compreensão sobre a geração das categorias intermediárias. Método: É uma pesquisa de abordagem qualitativa. O corpus e os subcorpus de análises estão baseados em quatro diálogos sobre o mundo dos Clubes de Ciências entre duas pesquisadoras experientes na temática. O método analítico adotado é a Análise Textual Discursiva apoiado pelo software IRaMuTeQ. No software, tanto para tratamento de corpus quanto de subcorpus, a análise de base foi a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: identificou-se a emersão de cinco categorias intermediárias, sendo possível observar, enquanto principal resultado, a partir das análises de subcorpus, o reconhecimento da composição de cada categoria intermediária por outras cinco a sete categorias iniciais. Conclusões: o procedimento de análise de subcorpus é de suma importância para a compreensão das construções de cada categoria intermediária emergente no software adotado para apoio ao método da Análise Textual Discursiva, configurando-se, enquanto um nível avançado, com agrupamentos, da etapa inicial da categorização, não sendo propriamente o primeiro movimento procedimental, mas ainda dentro da etapa inicial de categorização.

Keywords : Análise Textual Discursiva; Análise Qualitativa; IRaMuTeQ; Subcorpus..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )