SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7The Use of Grounded Theory in Studies on Inclusive EducationThe Early Childhood Educator’s View of the Importance of his Work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

PAULA, Marlúbia Corrêa de  and  GUIMARAES, Gleny Terezinha Duro. Análise textual discursiva na educação em ciências e matemática: período de 2004-2020. NTQR [online]. 2021, vol.7, pp.403-412.  Epub Nov 22, 2021. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.403-412.

Introdução - Esta investigação pretende identificar o uso de Análise Textual Discursiva (ATD), buscando apresentar a sua trajetória a partir de material disponível no repositório online do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no período entre 2004 e 2020. Objetivos/Método - O objetivo é descrever o uso de análises textuais, com especial atenção à Análise Textual Discursiva (2004-2020), em suas etapas delimitadas como unitarização, categorização e metatexto. Trata-se de uma investigação qualitativa, que apresenta os dados coletados por meio da técnica de Mapeamento, com a utilização predominantemente de Mapas de Reconhecimento e Mapas de Identificação. Resultados/Conclusões - A presente pesquisa possibilitou o levantamento de 353 trabalhos disponíveis no repositório do Programa de Pós-Graduação e a identificação de 192 publicações com o uso desta metodologia de análise de dados textuais, além de reconhecer que a própria metodologia vai sendo delineada enquanto se constrói. Como contribuições, oportuniza o reconhecimento do trabalho desenvolvido neste programa de nível stricto sensu para o enriquecimento das metodologias utilizadas em análises textuais. Assim, sendo coaduno ao tratamento científico necessário às pesquisas realizadas no meio acadêmico a partir de diversos interesses educacionais.

Keywords : Metatexto; Análise Textual Discursiva; Mapeamento..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )