SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Communication with higher education students in Brazil in a pandemic situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

LAMIM, Adriele Ribeiro dos Santos  and  QUEIROZ, Salete Linhares. Argumentação na educação em química: análise de artigos publicados em periódicos brasileiros. NTQR [online]. 2022, vol.12, e595.  Epub Aug 25, 2022. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e595.

Introdução: A argumentação é uma habilidade fundamental para a vida em sociedade, estando presente em diversos contextos cotidianos e no ensino de ciências, com o qual contribui significativamente. Desse modo, sua inserção na educação em química é cada vez mais recorrente, sendo reportada em diversos trabalhos. Assim, uma produção acadêmica expressiva sobre o assunto tem sido observada, a qual carece de estudos para organizá-la e identificar suas tendências, lacunas e potenciais contribuições. Objetivos: O objetivo deste trabalho consiste em identificar e analisar as publicações em periódicos brasileiros sobre argumentação na educação em química, ocorridas no período de 2000 a 2020. Métodos: Para tal, foram selecionados periódicos A1, A2, B1 e B2 das áreas de Ensino e Educação do programa Qualis da CAPES cujos títulos reportavam ao ensino de ciências. Em tais revistas foram empregados como termos de busca os vocábulos químicas e argumentação, os quais deveriam estar presente nos títulos, resumos e/ou palavras-chave dos trabalhos. Foram obtidos 27 artigos que possuíam estrita relação com a temática investigada, que foram classificados de acordo com seu ano de publicação, nível de escolaridade e foco temático privilegiado. Resultados: Constatou-se que as publicações identificadas tiveram início em 2005, atingindo seu ápice nos anos de 2019 e 2020. Ainda, os níveis escolares privilegiados foram o ensino médio e o superior, enquanto que os principais focos temáticos dos trabalhos foram o emprego de estratégias para promover a argumentação e sua inserção na formação de professores. Conclusões: Os resultados mostraram que investigações sobre a temática encontram-se em franco crescimento e que diferentes aspectos da argumentação têm sido explorados pelos pesquisadores da área. Entretanto, a escassez de estudos direcionados ao ensino fundamental é uma lacuna a ser superada.

Keywords : Argumentação; Bibliometria; Ensino de química..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )