SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15What does it mean to students that teachers "help them to learn"?The Technological mediation in pandemic and the considerations for interpretive phenomenological analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

SAMPAIO, Rafael Cardoso et al. Mapeamento e reflexões sobre o uso da análise de conteúdo na SciELO-Brasil (2002-2019). NTQR [online]. 2022, vol.15, e747.  Epub Mar 07, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.15.2022.e747.

A análise de conteúdo (AC) é uma das principais técnicas de análise de dados qualitativos nas ciências da vida e nas humanidades e tem sido aperfeiçoada há décadas visando elevar o seu rigor científico. Buscando-se verificar a situação da produção acadêmica nacional, apresentamos uma revisão cientométrica de 3.484 artigos que utilizam AC, publicados entre 2002-19 na SciELO Brasil. Fez-se uma análise de redes de cocitação e de acoplamento bibliográfico através do VOSviewer e uma avaliação das referências mais frequentes. O colégio de ciências da vida aparece em primeiro lugar na utilização da técnica, seguido pelo colégio de humanidades. Os resultados demonstraram predominância do manual de Bardin em ambos, confirmando achados anteriores, mas em uma escala de artigos, amplitude temporal e diversidade disciplinar inéditas. A concentração observada evidencia descompasso entre o avanço da literatura especializada e seu uso pela comunidade científica brasileira.

Keywords : Análise de conteúdo; Revisão cientométrica; Métodos qualitativos; Métodos quantitativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )