SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Critical Thinking in Nursing Training: Capacity Building in Professional PracticeDistance Education: Training Course for Tutors and Supervisors for Technical Courses in Health in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

MEDEIROS, Rodolfo de Oliveira et al. Documentação Pedagógica na Educação Infantil à Luz dos Estudos Produzidos na Área. NTQR [online]. 2023, vol.17, e848.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e848.

Introdução: A educação na infância tem sido reconhecida como aspecto fundamental para o desenvolvimento global da criança, sendo a escola, o espaço onde se proporciona condições para ofertas pedagógicas intencionalmente planejadas, oferecendo condições para que as crianças exerçam o papel de ator social e sujeito de direitos. Nessa premissa, a documentação pedagógica, estratégia contemplada nas atuais pedagogias participativas, tem despontado como ferramenta relevante no cenário de Educação Infantil, sendo necessário apropriação prática para a obtenção de êxito nos resultados. Objetivo: Compreender essa centralidade de documentação pedagógica como estratégia contemplada para efetivação de pedagogias participativas na Educação Infantil, segundo a literatura sobre a temática. Método: Revisão de Literatura, realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Educational Resources Information Center (ERIC), Scopus e Google Acadêmico, no período que compreende entre outubro de 2022 e novembro de 2022. Resultados: Foram constituídas três bases analíticas, a saber: Uma prática investigativa, adocumentação pedagógica e a observação e os registros na documentação pedagógica. Considerações finais: Evidenciou-se que, na prática, a documentação pedagógica impacta em condições para a reflexão das crianças sobre suas vivências, impulsionando-as a se inserirem em atividades investigativas a partir de suas problematizações, durante o processo pedagógico na Educação Infantil e, como via de mão dupla, oferece condições para a autoformação dos professores e professoras, com ênfase na reflexão sobre as práticas docentes.

Keywords : Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Pedagogias Participativas; Revisão de Literatura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )