SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Training of Professional Education Teachers: A Systematic Review of the LiteratureOn-line workshops: Group Intervention as Potential for Creative Inclusion Activities in the University Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


New Trends in Qualitative Research

On-line version ISSN 2184-7770

Abstract

VERAS, Renata Meira; PASSOS, Vitória Batista Calmon de; PRATES, Mariana Giulia Chaves  and  SANTOS, Milena Amorim dos. A Formação Étnico-Racial nos Cursos de Licenciatura de duas Instituições de Ensino Superior Públicas Baianas. NTQR [online]. 2023, vol.17, e840.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2184-7770.  https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e840.

Introdução. A obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas nos Ensinos Fundamental e Médio em todas as disciplinas escolares foi instituída legalmente no Brasil em 2003 e 2008, respectivamente. Diante disso, faz-se necessário analisar a formação de professores, especificamente, como tem se dado a inclusão de temáticas e questões étnico-raciais no contexto da formação curricular. Objetivos. Para tanto, busca-se analisar a abordagem das questões étnico-raciais nos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de licenciatura da UFBA e da UNEB. Metodologia. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter comparativo, realizada através de análise documental associada à análise de similitude, com suporte do software Iramuteq. Organização do artigo. Como parâmetros teóricos foram consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como as Leis de n° 10.639/03e 11.645/08; marquesanalisadas 1004 ementas de componentes curriculares de 30 cursos de licenciatura da UFBA. Destes, 27 componentes curriculares apresentaram em seu texto alguma abordagem da temática étnico-racial (2,68%). Já na UNEB, foram analisados 3.654 componentes curriculares, de 69 cursos de licenciatura. Destes componentes, 550 ementas apresentaram abordagens da temática étnico-racial (15,05%). Considerações Finais. Observou-se, então, que ambas as universidades estão de acordo com o que é proposto pelas DCN e as Leis n° 10.639/03 e nº 11.645/2008. No entanto, em relação à carga horária total do curso, não há uma proporcionalidade satisfatória de conteúdos étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciatura das duas instituições, especialmente da UFBA. Além disso, ficou evidente que a combinação de métodos foi fundamental para a compreensão ampliada e sistematizada do tema na formação docente pública do estado da Bahia.

Keywords : Currículo; Etnias; Universidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )