SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3A Case of Liver Injury after Exposure to Isopropanol: A Challenging DiagnosisBowel Arteriovenous Malformation: An Unusual Cause of Lower Gastrointestinal Bleeding in a Child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545On-line version ISSN 2387-1954

Abstract

SAYEED, Maimuna et al. Quisto epiplóico - Causa rara de dor abdominal numa criança de 7 anos: um caso clínico. GE Port J Gastroenterol [online]. 2021, vol.28, n.3, pp.202-206.  Epub Feb 01, 2022. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000510022.

Introdução:

A dor abdominal é um sintoma comum durante a infância, mas na maioria dos casos é funcional. Entre as causas orgânicas potenciais, os quistos abdominais de origem epiplóica ou mesentérica são raros. Caso Clínico: Uma menina de 7 anos de idade desenvolveu um quadro clínico caracterizado por dor e distensão abdominal gradual, com aproximadamente 1 mês de evolução. O exame objetivo revelou uma massa abdominal oval, de grandes dimensões, de consistência firme, mas indolor. Os estudos imagiológicos sugeriram a presença de um quisto intra-abdominal que se confirmou durante uma laparotomia exploradora. O tratamento foi cirúrgico e consistiu na enucleação do quisto. Conclusões: Os quistos epiplóicos são uma condição benigna rara, mas devem ser considerados no diagnóstico diferencial em crianças com dor abdominal, independentemente da presença de uma massa. O diagnóstico semiológico é difícil, mas um estudo imagiológico adequado pode ser esclarecedor. Após confirmação do diagnóstico a excisão cirúrgica é a modalidade terapêutica de eleição.

Keywords : Dor abdominal; Quisto epiploico; Dor; Cirurgia; Ecografia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )