SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Nasal dorsum reconstruction in the cutaneous oncology settingFluoroquinolones as enhancers of photocarcinogenesis: Proposed pathomechanisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

Print version ISSN 2795-501XOn-line version ISSN 2795-5001

Abstract

DE SOUSA, Diogo  and  COSTA, João Borges. Resistências aos antimicrobianos em infeções sexualmente transmissíveis para além das observadas na infeção gonocócica. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.25-32.  Epub May 16, 2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000005.

As infeções sexualmente transmissíveis demonstram um aumento do número de casos nos últimos anos, com uma incidência crescente. Embora a maioria das infeções sexualmente transmissíveis não seja fatal, as suas consequências mo sociedade não são negligenciáveis, com um importante impacto na saúde e economia das populações. As resistências aos antimicrobianos da bactéria Neisseria gonorrhoeae são reconhecidas como um problema global, com programas de resposta em Saúde Pública estabelecidos por todo o mundo. No entanto, a maioria das infeções sexualmente transmissíveis, incluindo a sífilis, clamídia, infeção por Trichomonas vaginalis, infeção por Mycoplasmagenitalium e infeção por herpes simplex, têm resistências descritas na literatura, sem programas estruturados de avaliação e monitorização de resistências. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sobre resistências em infeções sexualmente transmissíveis, para além da gonorreia, com informação sobre prevalência, testagem e recomendações de tratamento sobre sífilis, clamídia, infeção por Trichomonas vaginalis, infeção por M. genitalium e infeção por herpes simplex. A vigilância epidemiológica das infeções sexualmente transmissíveis deve ser apoiada por uma rede de notificações de caso, dados sobre prevalência, investigação de síndromes de infeções sexualmente transmissíveis e monitorização de resistências, de modo a prevenir a disseminação e aparecimento de novas estirpes resistentes.

Keywords : Chlamydia trachomatis; Resistência a droga; Mycoplasma genitalium; Doenças sexualmente transmissíveis; Sífilis; Infecções por trichomonas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )