SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Iododerma after Lugol use for pre-operative preparation of thyroidectomyHair-follicle transplant as chronic skin ulcer treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

Print version ISSN 2795-501XOn-line version ISSN 2795-5001

Abstract

MOURO, Margarida Martins; PEREIRA, Ana Sofia; CARVALHO, Rúben  and  XAVIER, Maria Manuel. Choque séptico por Pasteurella multocida em imunocomprometido. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2022, vol.80, n.1, pp.65-67.  Epub May 16, 2022. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjd.m22000012.

A Pasteurella multocida é um dos agentes mais comuns em infeções dos tecidos moles ocorrendo após mordedura de cães e (particularmente) gatos. A transmissão também pode ocorrer após arranhadelas desses animais. Os autores apresentam o caso de um homem de 78 anos, imunocomprometido, que recorre ao serviço de urgência por febre e sinais inflamatórios na mão direita após arranhadela de gato. Iniciou antibioterapia endovenosa empírica, dirigida após isolamento de Pasteurella spp. em zaragatoa. Após 3 semanas de antibioterapia o doente melhorou e teve alta. Dez dias após retorna ao hospital por choque séptico com ponto de partida em recorrência da celulite, havendo crescimento de Pasteurella multocida em hemoculturas. Após resultado do teste de suscetibilidade a antimicrobianos, completou 6 semanas de levofloxacina e penicilina. O doente recuperaria, não obstante ser imunocomprometido e as taxas de mortalidade serem consideráveis na bacterémia por Pasteurella spp.

Keywords : Pasteurella multocida; Choque séptico; Hospedeiro imunocomprometido.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )