SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 issue1Zinc supplementation possibly resolving pancreatic metastatic tumor-associated necrolytic migratory erythema. A new therapeutic approach?A case of autoimmune progesterone dermatitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Portuguese Journal of Dermatology and Venereology

Print version ISSN 2795-501XOn-line version ISSN 2795-5001

Abstract

BATISTON, Gabriela T. et al. Paniculite na reativação da doença de Chagas em paciente transplantado cardíaco. Port J Dermatol Venereol. [online]. 2024, vol.82, n.1, pp.57-60.  Epub Mar 06, 2024. ISSN 2795-501X.  https://doi.org/10.24875/pjdv.23000057.

A reativação da doença de Chagas crônica é condição rara e ocorre apenas em pacientes imunossuprimidos. O envolvimento da pele foi reportado em pacientes com doença de Chagas crônica e transplante hepático e cardíaco com reativação da tripanossomíase. Em todos os casos cutâneos foi detectada a forma amastigota do Trypanosoma cruzi. Nosso caso traz paciente feminina de 51 anos com história de transplante cardíaco devido à doença de Chagas e imunodepressão. A equipe dermatológica foi chamada devido ao aparecimento de nódulos eritematosos dolorosos, após 30 dias de hospitalização. Primeiramente, a biópsia de pele foi compatível com hipótese de leishmaniose cutânea. Depois da imuno-histoquímica, confirmou-se a presença de T. cruzi, sendo decidido tratar reativação da doença de Chagas. O desenvolvimento de paniculite não é usualmente associado à doença de Chagas. Assim, ressalta-se a importância de não excluir tal diagnóstico e refere a necessidade da análise anatomopatológica e imuno-histoquímica para complementação diagnóstica.

Keywords : Paniculite; Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Transplante cardíaco.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )