Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X
Abstract
OXENSWARDH, Anette. Estudantes de doutoramento no seu caminho para a investigação multi e interdisciplinar. Mill [online]. 2020, n.12, pp.37-48. Epub Aug 31, 2020. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0212.3.00314.
Introdução:
Atualmente são necessárias abordagens interdisciplinares para responder aos desafios técnicos e socioculturais mais críticos e complexos de partilha de conhecimento no mundo. Este artigo pretende analisar um curso de doutoramento que ocorreu na Universidade de Uppsala no outono de 2018.
Objetivos:
O objetivo deste estudo é descrever o processo de aprendizagem conjunta de estudantes de doutoramento no seu caminho de exploração de pesquisas multi e interdisciplinares.
Métodos:
Recorrem-se a uma abordagem qualitativa tendo sido utilizadas como fontes empíricas estudos de literatura, pesquisas, observações, discussões em grupos focais, entrevistas e avaliações de cursos com os alunos, para além de documentação sobre o desenho do curso.
Resultados:
O principal resultado do estudo foi o facto do curso ter dado aos alunos a possibilidade de aprofundar a sua compreensão sobre as barreiras e os benefícios da pesquisa multi e transdisciplinar através da interação e discussão com colegas e professores de diferentes disciplinas.
Conclusões:
Sugere-se neste estudo que a multi e a interdisciplinaridade e até a undisciplinarity podem ser a forma de cooperar entre as disciplinas, aprendendo coletivamente e criando valor para os pesquisadores na solução de grandes problemas, na criação de algo novo e inovador, encontrando soluções e desenvolvimento futuro para o mundo. A tarefa dos educadores e agentes de aprendizagem, bem como dos formuladores de políticas é facilitar sistemas participativos e sistémicos de aprendizagem crítica e situações em que essas condições possam ser realizadas.
Keywords : multi e transdisciplinaridade; aprendizagem individual e coletiva; ensino superior; criação de valor.