Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X
Abstract
CANEDO, Estefania Coello Gonçalves; FERNANDES, Carla Silvia and MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva. Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde: um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem. Mill [online]. 2023, n.20, e27735. Epub Apr 25, 2023. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0220.27735.
Introdução:
A liderança estratégica em enfermagem, representa um dos objetivos globais da atualidade. Embora integrada nos programas curriculares, o ensino da administração e gestão, não parece promover os resultados esperados. Esta constatação pode ser consequência da metodologia de ensino, das competências visadas, ou das perceções dos estudantes sobre a utilidade e interesse da disciplina. É necessário um novo pilar teórico, com a identificação de competências basilares, conteúdos chave e metodologias de ensino adaptadas à realidade atual.
Objetivo:
Identificar e mapear os modelos e conceções do processo de ensino-aprendizagem da administração e gestão em enfermagem.
Métodos:
A revisão seguirá a metodologia da JBI, e incluirá todos os tipos de estudos, publicados em inglês, francês, espanhol e português, na última década, sem quaisquer limitações geográficas. As bases de dados incluíram MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection (EBSCO), Scopus (Elsevier), Canadian Science Publishing, literatura cinzenta (Google Scholar) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os dados serão analisados e extraídos por dois investigadores independentes e serão apresentados numa tabela específica.
Resultados:
Uma pesquisa bibliográfica preliminar permitiu a identificação de alguns conceitos, teorias e estratégias pedagógicas relevantes implementadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina.
Conclusão:
Os resultados irão contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica, adaptando a teoria, através da utilização e desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam apoiar e capacitar os futuros enfermeiros, a enfrentar os desafios emergentes nos cuidados de saúde.
Keywords : liderança; aprendizagem; educação em enfermagem; gestão em enfermagem; estudante em enfermagem.