SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Contribution to the climate classification of Portugal using the Novais methodologyThe Integrated Sustainable Urban Development Strategies (ISUDS) in Asturias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

On-line version ISSN 2182-1267

Abstract

SILVA, Dieison Morozoli da; GASS, Sidnei Luís Bohn  and  RIBEIRO, Dalvana Lopes. Análise do Potencial de Uso Conservacionista nos municípios de Manoel Viana e São Francisco de Assis - RS e sua relação com o uso e cobertura da terra e a estrutura fundiária. GOT [online]. 2023, n.26, pp.54-77.  Epub Mar 12, 2024. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2023.26.003.

Objetivo da Investigação:

Caracterização do Potencial de Uso Conservacionista dos municípios de Manoel Viana e São Francisco de Assis, RS, Brasil.

Metodologia:

Dados de pedologia, litologia e declividades foram ranqueados através da Análise Hierárquica de Processos. Posteriormente, seus valores foram ponderados através do cálculo do Potencial de Uso Conservacionista (PUC), o qual foi realizado no ambiente SIG QGIS. O mapa resultante foi comparado ao uso e cobertura da terra em 1985 e 2020 e também à estrutura fundiária da área de estudo.

Resultados:

O mapeamento resultante demonstrou que predominam na área de estudo os PUCs médio e alto, além da ocorrência em menor intensidade de locais com o índice muito baixo, baixo ou muito alto. A estrutura fundiária se mostrou distribuída principalmente em locais com PUC médio ou alto, além da ligeira detecção de minifúndios em PUC muito baixo e grandes propriedades em PUC muito alto. Com relação ao uso e cobertura da terra, se destacou o crescimento de formações florestais em PUCs baixo e médio, enquanto ocorrera o avanço do cultivo de soja e pastagens em todos PUC.

Originalidade/Valor:

O trabalho permite a representação e análise quantitativa do Potencial de Uso Conservacionista, através da utilização de dados gratuitos e acessíveis, com metodologia que pode ser aplicada em diferentes cenários, sendo possível incluside a inclusão de novas variáveis.

Keywords : Preservação; soja; AHP; SIG..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )