Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Sociologia, Problemas e Práticas
versión impresa ISSN 0873-6529
Resumen
MELO, Benedita Portugal e; DIOGO, Ana Matias y FERREIRA, Manuela. O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2016, n.81, pp.141-161. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP2016817617.
Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma “parentocracia”, liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
Palabras clave : exames nacionais do 4.º ano; crianças; dinâmicas familiares.