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Revista Lusófona de Educação
versión impresa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.11 Lisboa 2008
Maria Margarida Dias Costa
2006
Desafios da Educação Inclusiva. Um estudo sobre representações e expectativas dos professores do ensino regular face aos professores do Apoio Educativo
Orientação: Prof. Doutor António Teodoro e Drª. Isabel Sanches
Esta investigação identifica as representações e as expectativas que os Professores do Ensino Regular têm face ao perfil e ao trabalho dos Professores de Apoio Educativo. Procedemos a uma revisão bibliográfica envolvendo a temática da Educação Inclusiva, das representações e das expectativas dos professores e o papel que estas desempenham no atendimento das crianças em geral e das crianças consideradas com necessidades educativas especiais, em particular.
Em termos de metodologia, utilizámos a técnica da entrevista para a construção de um questionário, tendo este sido aplicado aos professores do ensino regular do 1º Ciclo do Ensino Básico. Definimos as variáveis independentes (idade, sexo, experiência docente e habilitações académicas) e as variáveis dependentes (representações relativas ao perfil do professor de apoio educativo, representações relativas ao trabalho desenvolvido pelo professor de apoio educativo, expectativas relativas ao perfil do professor de apoio educativo e expectativas relativas ao trabalho a ser desenvolvido pelo professor de apoio educativo). Contrariamente ao senso comum, verificámos que os professores inquiridos do ensino regular têm representações e expectativas elevadas em relação aos professores de apoio educativo. Verificámos representações mais favoráveis relativas ao perfil e ao trabalho desenvolvido pelos professores de apoio educativo nos grupos de inquiridos do sexo masculino, com idade situada entre os 31 e 40 anos de idade, com experiência docente entre os 6 e 15 anos e com menores habilitações académicas (Bacharelato). Os inquiridos do sexo masculino, com Licenciatura e com experiência docente entre os 16 e 25 anos, apresentaram maiores expectativas acerca do perfil e do trabalho a ser desenvolvido pelos professores de apoio educativo.
This research identifies the representations and expectations that regular teachers have concerning the profile and the work done by special education teachers. We proceed to a literature review involving the topics of inclusive education, teachers’ representations and expectations and teacher’s role play in their interaction with children in general and so-called children with special educational needs, in particular.
From a methodological point a view, interviews have been used with a view to build a questionnaire to be answered by primary school teachers. Independent variables have been defined (age, gender, teaching experience and academic qualifications), as well as dependent variables (representations associated with special education teachers, representations linked to the work developed by special education teachers, expectations concerning the profile of special education teachers and expectations concerning the work to be developed by special education teachers).
Contrary to common sense, the interviewed teachers have been present a high opinion and high expectations concerning special education teachers. Among those interviewed, we look most favourable opinions regarding the profile and the work done by special education teachers in interviewed teachers correspond to males aged between 3 1 and 40, with 6 to 15 years’ teaching experience and lower academic qualifications (a Bachelor’s Degree). Male interviewed teachers with a Master’s Degree and 16 to 25 years’ teaching experience have evidenced the highest expectations concerning the profile and work to be developed by special education teachers.