SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Resultado geral do tratamento alcançado durante a distalização de toda a dentição maxilar através de mini-implantes - Um estudo clínico observacional analítico de centro únicoPreditores dos cuidadores institucionais na frequência de higiene oral em adultos com paralisia cerebral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versión impresa ISSN 1646-2890versión On-line ISSN 1647-6700

Resumen

SOUZA JUNIOR, Erasmo Freitas de et al. Analgesia pré-operatória em cirurgia de terceiro molar: Um ensaio clínico randomizado comparando duas associações multimodais. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.1, pp.12-19.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.01.861.

Objetivo:

Este estudo verificou o efeito da administração pré-operatória da dexametasona 8mg coadministrada com paracetamol 1 g em comparação com a dexametasona 8 mg coadministrada com nimesulida 100 mg em cirurgias de extração de terceiros molares.

Métodos:

Foi realizado um ensaio clínico prospetivo, randomizado e triplo-cego, alocando os pacientes em 2 grupos pelo método da boca dividida: Grupo 1 (dexametasona e paracetamol) e Grupo 2 (dexametasona e nimesulida). Cada paciente foi submetido a duas cirurgias em ocasiões diferentes, avaliando os parâmetros: dor, número de analgésicos de resgate consumidos, tempo para o primeiro consumo do analgésico de resgate, edema, trismo e satisfação do paciente.

Resultados:

Foram encontrados resultados semelhantes para dor, trismo, número de analgésicos de resgate ingeridos, tempo necessário para a ingestão do primeiro analgésico de resgate e avaliação global. Porém, o Grupo 1 apresentou melhores resultados em relação ao edema, com diferença estatisticamente significativa no período de 48h (p=0,028).

Conclusão:

Dexametasona 8 mg mais paracetamol 1 g é uma possibilidade efetiva para a analgesia pré-operatória.

Palabras clave : Agentes anti-inflamatórios; Edema; Dor; Terceiro molar; Trismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )